Mitos e verdades sobre vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é sem dúvida uma das mais famosas e comentadas. Infelizmente existem muitas inverdades sobre o assunto,…

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é sem dúvida uma das mais famosas e comentadas. Infelizmente existem muitas inverdades sobre o assunto, que acabam sendo propagadas e podem prejudicar a saúde de pessoas mais desinformadas. Esclareça algumas dúvidas e conheça os principais mitos e verdades sobre a vitamina C.

Conheça os benefícios da vitamina C para a pele.

As frutas cítricas são os alimentos mais ricos em vitamina C. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a vitamina C

  • A vitamina C previne a gripe e o resfriado

Mito. Na verdade o ácido ascórbico tem um papel importantíssimo no desempenho do sistema imunológico, fortalecendo as células de defesa, responsáveis por eliminar os agentes infecciosos, mas infelizmente essa vitamina não possui nenhum efeito em prevenir a ocorrência dessas infecciosas.

  • Depois que a pessoa pegou gripe não adianta mais tomar vitamina C

Mito. Na verdade o suplemento vitamínico pode ser útil para minimizar os sintomas tão incômodos da gripe e do resfriado, proporcionando uma recuperação mais rápida.

  • Uma pessoa adulta deve ingerir entre 75mg e 90mg de vitamina C diariamente

Verdade. O ideal é que mulheres acima de 18 anos consumam, diariamente, uma quantidade mínima de 75mg de ácido ascórbico, enquanto que o valor recomendado é de 90mg para os homens.

  • As frutas cítricas são os alimentos mais ricos em vitamina C

Verdade. Quando o assunto é concentração de vitamina C, as frutas cítricas são campeãs e podem ajudar substancialmente pessoas com esse tipo de carência vitaminar. Um kiwi possui, em média, 98mg de ácido ascórbico, um copo de suco de laranja apresenta cerca de 150mg e um caju apresenta 200mg da substância.

O excesso de vitamina C acaba sendo eliminado do organismo. (Foto: divulgação)

  • O corpo é incapaz de absorver toda a vitamina C ingerida
Continuar Lendo  Semana de Moda de Nova York Inverno Ready to Wear 2012: Dia 10/02

Verdade. A vitamina C é uma substância hidrossolúvel, incapaz de ser armazenada no organismo. O resultado é que o corpo é capaz de aproveitar apenas 70% a 90% o total de vitamina ingerida. Aumentar o consumo diário para tentar aumentar a absorção do nutrientes, diferente do que muitas pessoas pensam, pode acabar sendo maléfico, pois existe um mecanismo que realiza o controle do excesso de vitaminas e, quanto mais ela se torna disponível na alimentação, menos será absorvida.

  • Sucos com vitamina C devem ser guardados em geladeira

Mito. Infelizmente a vitamina C oxida-se rapidamente, por isso o ideal para aproveitar todo o potencial dos sucos e frutas é consumi-los o mais rápido possível.

  • A vitamina C beneficia o coração

Verdade. O ácido ascórbico é fundamental na formação do colágeno e da elastina, dois tipos especiais de fibras que são os principais componentes dos vasos sanguíneos. Por isso pode-se dizer que a vitamina C ajuda na manutenção da elasticidades dos vasos e, consequentemente, no bom fluxo sanguíneo para o corpo.

Saiba quais os alimentos mais ricos em vitamina C.

Como essa vitamina se oxida apidamente, o ideal é comer frutas frescas e tomar o suco feito na hora. (Foto: divulgação)

O ácido ascórbico é a vitamina mais famosa, capaz de proporcionar diversos benefícios para a saúde. Vale a pena acabar com todas as dúvidas sobre o assunto e apostar nesse nutriente fácil de ser encontrado em frutas cítricas.

Top