Mitos e verdades sobre verrugas

PUBLICIDADE

A verruga é um problema de pele comum e gera muitos incômodos. Apesar de surgir a vontade de retirar, isso não deve ser feito, pois aumentam as chances dela se espalhar pelo corpo. Esse problema é causado por um vírus que pode facilmente migrar para outra parte formando uma nova verruga. Saiba mais sobre o assunto e confira os mitos e verdades sobre verrugas.

As verrugas são causadas pelo HPV. (Foto: divulgação)

Verrugas

O HPV é o vírus causador das verrugas, conhecido por ser sexualmente transmissível, mas isso não quer dizer que as verrugas sejam transmitidas pelo ato sexual. Qualquer contato com a pele pode ser o suficiente para transmitir o vírus.

É muito comum uma pessoa apresentar mais de uma verruga ao mesmo tempo, normalmente se localizando uma perto da outra. A melhor maneira de evitar que elas se espalhem é não cutucar a verruga, já que o sangramento faz com que o vírus se dissemine. Para eliminar o problema, o médico deve ser consultado, a fim de estabelecer um tratamento efetivo para eliminar de vez todas as verrugas que estejam incomodando.

PUBLICIDADE

Geralmente, o HPV é curado sem a necessidade de tratamento, sendo eliminado de forma natural do corpo. Os subtipos mais agressivos provocam lesões e podem levar ao câncer, principalmente na região do colo do útero e do pênis. Para evitar esse tipo de transmissão, a melhor prevenção é através do uso da camisinha. É preciso saber como acabar com as verrugas corretamente para que o vírus não seja transmitido.

As verrugas podem aparecer em várias partes do corpo. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre as verrugas

1. Nem tudo o que parece verruga realmente é.

Verdade. As pequenas bolinhas que se formam no pescoço e ficam penduradas são pólipos, sinais que normalmente são benignos. Já as chamadas “verrugas de bruxa” são conhecidas como nevos, que também são benignas.

2. As verrugas podem ser transmitidas por animais, como sapos.

PUBLICIDADE

Mito. As verrugas são causadas em humanos por vírus que afetam somente essa espécie, o chamado HPV. Por isso, não podem ser transmitidas por animais, muito menos pelos sapos que não possuem verrugas, mas sim glândulas.

3. As verrugas são todas iguais.

PUBLICIDADE

Mito. As verrugas são pequenas tumorações de pele, ásperas e amareladas. O tamanho de cada uma pode variar de 1 mm até mais de 1 cm, formando grandes massas. São mais comuns na infância e podem acometer qualquer região do corpo. Entretanto, aparecem com maior frequência no dorso das mãos e dos pés.

4. As verrugas costumam ser assintomáticas.

Verdade. Com exceção das verrugas plantares, que doem ao caminhar e podem sangrar, e as anogenitais, que provocam coceiras, essas tumorações costumam não apresentam sintomas.

PUBLICIDADE
As verrugas desaparecem com o passar do tempo. (Foto: divulgação)

As verrugas são problemas muito comuns de pele, causados pelo vírus HPV. Esse problema pode se espalhar com facilidade quando se tenta remover as tumorações em casa. O tratamento caseiro para verrugas deve ser feito cuidadosamente e sobre orientação médica.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.