Mitos e verdades sobre trabalho em equipe

Em praticamente todas as empresas, o discurso sobre o trabalho em equipe é sempre o mesmo, ressaltando que o “espírito de grupo” é fundamental…

Em praticamente todas as empresas, o discurso sobre o trabalho em equipe é sempre o mesmo, ressaltando que o “espírito de grupo” é fundamental para alcançar bons resultados. Mas nem sempre é assim, pois há vários mitos e verdades sobre trabalho em equipe.

Trabalhar em equipe tem suas vantagens e desvantagens (Foto: Divulgação)

Para a realização de determinadas tarefas, o trabalho em equipe é primordial, pois torna os procedimentos mais rápidos e práticos. Já para outras atividades, trabalhar de maneira individual é o segredo para que o negócio funcione harmoniosamente, atingindo as metas planejadas.

Como muitas empresas dependem dessas duas formas de trabalho ao mesmo tempo, é interessante conhecer alguns mitos e verdades referentes à maneira de trabalhar em equipe.

Dicas para se ambientar nos primeiros dias de trabalho

Entrevista de emprego: o que vestir

Mitos e verdades sobre trabalho em equipe

Para trabalhar em conjunto, não é preciso que os integrantes do grupo sejam amigos, mas eles devem se respeitar (Foto: Divulgação)

Conheça alguns dos principais mitos e verdades sobre trabalho em equipe.

– Para trabalhar em equipe é preciso que todos os integrantes do grupo sejam amigos.

Mito. Pesquisas feitas com orquestras europeias mostraram que quanto mais rivalidade e discórdia havia entre os integrantes, durante os ensaios, melhor o grupo se apresentava no palco. O que precisa haver é respeito entre eles.

– Cabeças juntas pensam melhor.

Verdade. Isso vale principalmente para os trabalhos que incluem a idealização de novos serviços, produtos e soluções.

– Tímidos não conseguem trabalhar em equipe.

Mito. Em um projeto coletivo, mesmo as pessoas introvertidas podem colaborar bastante, desde que o ambiente esteja aberto à participação de todos.

Continuar Lendo  Como organizar um trabalho em grupo

– Profissionais que preferem trabalhar sozinho são líderes melhores.

Verdade/Mito. Os profissionais com dificuldade para trabalhar em equipe normalmente são inteligentes, autodidatas e impacientes, características valorizadas atualmente para um perfil de liderança. Mas não é em qualquer empresa que esse estilo de gestor vai funcionar, pois alguns trabalhos exigem líderes mais abertos e democráticos.

– Quanto maior a equipe, melhor.

Mito. O trabalho em grupo envolvendo muitas pessoas dificulta uma colaboração mais efetiva e complica a coordenação de atividades conjuntas.

– Todo profissional precisa saber trabalhar em equipe.

Mito. Para determinados tipos de serviços, não é preciso mais do que uma pessoa para cumprir bem as funções.

Mais mitos do que verdades

Para determinadas atividades, o trabalho em equipe é desaconselhável (Foto: Divulgação)

Como é possível notar, lendo as informações acima, existem mais mitos do que verdades, quando o assunto é o trabalho em grupo. Isso porque muitas empresas ainda não sabem diferenciar bem qual a melhor forma de trabalho para alcançar o sucesso, segundo especialistas.

Top