Mitos e verdades sobre reposição hormonal

Muitas mulheres ficam assustadas com a chegada da menopausa. No entanto, é possível controlar os sintomas do período através da reposição hormonal. Apesar de…

Por Editorial MDT em 31/07/2013

Muitas mulheres ficam assustadas com a chegada da menopausa. No entanto, é possível controlar os sintomas do período através da reposição hormonal. Apesar de ser um assunto muito comum em nosso meio, muitas mulheres possuem dúvidas sobre esse tratamento. Conheça os mitos e verdades sobre a reposição hormonal.

A menopausa é uma fase que manifesta diversos sintomas às mulheres. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a reposição hormonal

A menopausa é um assunto que desperta muita preocupação nas mulheres. Isso porque, durante esse período, o corpo feminino sofre muitas mudanças que afetam de forma direta na vida social e amorosa da mulher. Para combater os sintomas da menopausa, muitas mulheres acabam buscando a orientação e um especialista para iniciar a reposição hormonal. Devido as constantes dúvidas que surgem a respeito do assunto, conheça alguns mitos e verdades sobre a reposição hormonal.

  • A reposição hormonal pode ser feita por qualquer mulher

Mito – antes de iniciar a reposição hormonal, as mulheres devem buscar a orientação de um especialista. Através dela, o profissional tem a capacidade de diagnosticar doenças que contraindicam o tratamento com hormônio, como o câncer de útero ou de mama, o acidente vascular cerebral (derrame), a trombose, a hipertensão arterial, os problemas no fígado e o sangramento vaginal sem causa estabelecida.

Conheça os mitos e verdades sobre a reposição hormonal. (Foto divulgação)

  • A menopausa pode ser tratada com medicamentos naturais

Verdade – mulheres que são portadoras de pressão alta, câncer de mama ou de útero e problemas hepáticos, devem realizar o controle rigoroso dos sintomas da menopausa. No entanto, elas devem recorrer para o uso de medicamentos naturais como a soja, e as vitaminas fitoterápicas.

  • A reposição hormonal resulta no ganho ponderal

Verdade –  a terapia hormonal é baseada na utilização de hormônios derivados do estrogênio, da progesterona e da testosterona. A própria ação dessas substâncias no organismo costuma ocasionar o ganho de peso, sendo uma das maiores preocupações entre as mulheres.  Para evitar o problema, é importante que a mulher controle a alimentação, assim como realize a prática de exercícios físicos.

  • A reposição hormonal melhora qualidade de vida da mulher

Verdade – a menopausa ocasiona o aparecimento de diversos sintomas na mulher. No entanto, com a estipulação da reposição hormonal, todas as queixas de ondas de calor, insônia, irritabilidade, ressecamento vaginal podem ser controlados.

A reposição hormonal pode ocasionar o ganho de peso. (Foto: divulgação)

Muitas mulheres realizam a reposição hormonal para combater os sintomas da menopausa.  Porém, são diversos os questionamentos que envolvem esse tratamento. Após conhecer alguns mitos e verdades sobre a reposição hormonal e caso a mulher tenha curiosidade em fazê-lo, é importante buscar a orientação de um especialista, antes de inicia-lo.

Top