Mitos e verdades sobre o pós-parto

Depois do esperar nove meses para a chegada do bebê, começam a surgir as dúvidas. E agora? O que fazer? A maioria das mulheres…

Por Editorial MDT em 31/05/2013

Depois do esperar nove meses para a chegada do bebê, começam a surgir as dúvidas. E agora? O que fazer? A maioria das mulheres acaba se preparando apenas para o período gestacional e para o parto, mas logo vem outro período cheio de dúvidas: o pós-parto. Pensando nisso, selecionamos mitos e verdades sobre o pós-parto. Confira:

O pós-parto deve ser muito tranquilo. (Foto: divulgação)

Pós-parto

O parto constitui um processo de transição que coloca um ponto final no estado da gestação e inicia uma nova fase, o puerpério ou pós-parto. Essa nova fase abrange um período de quarenta dias e apresenta características muito relevantes, principalmente para a mulher. Durante esse tempo é preciso tomar algumas cuidados, como manter a abstinência sexual até que os eventuais pontos se cicatrizem, usar cintas modeladoras específicas para o pós-parto, evitar o esforço físico e caprichar na alimentação.

Durante tanto tempo de gestação a mulher vai se adaptando às diversas transformações internas e externas que ocorriam de forma lenta e gradual. Todos à volta da futura mamãe realizavam seus desejos e ela era obrigada a aceitar suas profundas mudanças corporais. Após o nascimento da criança, ocorrem novas alterações bruscas, que causam mais insegurança. Acontece então uma mistura de sentimentos de alivio, euforia, medo e ansiedade, deixando muitas mulheres preocupadas desnecessariamente.

A alimentação da mãe é muito importante no pós-parto. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre o pós-parto

1. Amamentar emagrece.

Verdade. A mulher gasta em torno de 700 kcal para produzir um litro de leite. Porém, os exercícios também são essenciais para perder peso de forma gradual e saudável. O ideal é praticar atividade física durante a gestação. As mulheres que se exercitam durante a gravidez tendem a perder peso mais rapidamente.

2. É possível ficar grávida no pós-parto.

Verdade. Algumas mulheres produzem óvulos no pós-parto. Mesmo na ausência de menstruação, que costuma reaparecer após 7 a 9 semanas, é importante procurar um método contraceptivo adequado. Para isso é importante consultar o médico para indicar o melhor anticoncepcional para cada mulher.

3. Sangramento é normal no pós-parto.

Verdade. Segundo especialistas em ginecologia existem um fluxo sanguíneo continuo e intenso, com a presença de coágulos, que tende a sumir depois de quatro ou seis semanas. A amamentação ajuda a diminuir o sangramento.

4. Mulheres no pós-parto não devem praticar atividade física.

Mito. A mulher pode praticar exercícios leves até 6 semanas depois do parto. O ideal é que ela não ultrapasse 60 a 70% da atividade cardíaca. Essa intensidade é recomendada se conseguir conversar enquanto caminha.

5. Após o parto a mulher deve ter uma alimentação balanceada.

Verdade. As mamães que estão amamentando devem ter cuidado redobrado com a alimentação, já que alguns alimentos podem afetar o bebê. É preciso apostar em uma boa ingestão de água, essencial para que o corpo produza o leite.

6. No pós parto as relações sexuais são proibidas.

Mito. Após o resguardo de 30 a 40 dias, é possível voltar a ter relações sexuais com o parceiro, porém devem ser obedecidos os limites de cada corpo.

O período pós-parto exige alguns cuidados. (Foto: divulgação)

O pós-parto é um período que gera muitas dúvidas para a mulher. Porém, com alguns cuidados específicos é possível passar por essa fase de forma tranquila e saudável. A mamãe deve apostar em uma boa alimentação, ter cuidados com o corpo e pode até mesmo apostar em algumas dicas de beleza no pós-parto, para melhorar a autoestima e, consequentemente, a recuperação. Praticar exercícios físicos de forma moderada é essencial.

Top