Mitos e verdades sobre o pilates

O pilates é uma técnica de fitness que procura trabalhar com exercícios para beneficiar o corpo. Considerado uma febre nas academias, o pilates consegue…

Por Isabella Moretti em 01/12/2011

O pilates é uma técnica de fitness que procura trabalhar com exercícios para beneficiar o corpo. Considerado uma febre nas academias, o pilates consegue proporcionar bem-estar, deixar os músculos mais resistentes e aumentar a flexibilidade das pessoas. O método inovador de se exercitar foi criado pelo alemão Joseph Pilates, que se inspirou nos movimentos de animais e crianças.

Ao praticar pilates, o indivíduo consegue fortalecer a sua musculatura e tonificar o corpo. A fluidez dos movimentos executados também é uma forma encontrada para aliviar o estresse do dia-a-dia e melhora a concentração. O pilates acaba sendo favorável porque traz resultados rápidos e conta com aulas bem dinâmicas.

Verdades sobre o pilates

– Só no Brasil, há 8 mil estúdios de pilates;

– Nos Estados Unidos, há 8 milhões de alunos de pilates;

– O método se tornou conhecido nos anos 90 por causa da cantora Madonna;

– Ajuda a definir os músculos e melhora a postura do corpo;

– O pilates depende de equilíbrio e concentração;

– Quando os exercícios de pilates são executados de forma inadequada, podem trazer perigos à saúde, como é o caso das lesões.

– Tal como acontece na musculação, os praticantes de pilates devem descansar por pelo menos 48 horas de uma aula para a outra.

– O método de exercícios desenvolve o controle corporal, dá mobilidade às articulações, fortalece os órgãos internos e alivia as dores crônicas.

Mitos sobre o pilates

– Pilates e ioga são iguais: não é verdade porque a ioga visa à harmonia do corpo, da mente e espírito, enquanto o pilates busca desenvolver o equilíbrio do corpo com movimentos mais objetivos.

– Pilates tem os mesmos efeitos da musculação: trata-se de uma mentira porque os exercícios não fazem os músculos crescer e buscam trabalhar vários grupos de músculos simultaneamente.

– Pilates cura hérnia e problemas de coluna: esta é uma grande mentira a respeito do método, até porque não existe cura definitiva para esse tipo de problema. O máximo que o pilates faz é fortalecer a musculatura para reduzir as dores.

– Pilates emagrece: o método não tem como principal objetivo perder peso, mas sim desenvolver os músculos.

– Pilates deixa as pessoas mais altas: apesar dos movimentos que contribuem com a postura, a técnica não aumenta a estrutura óssea.

– Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa: é um mito porque a atividade não é recomendada para crianças menores de 6 anos. Pessoas com lesões graves ou que sofrem de osteoporose também estão proibidas de participar das aulas.

Top