Mitos e verdades sobre o café

O café é uma bebida deliciosa, muito consumida no Brasil. Apesar de ser super popular, existem várias dúvidas a respeito do assunto, e há…

O café é uma bebida deliciosa, muito consumida no Brasil. Apesar de ser super popular, existem várias dúvidas a respeito do assunto, e há quem diga que ele tira o sono, faz mal para saúde e cause problemas cardíacos, mas será que isso tudo é verdade? Esclareça as principais dúvidas e confira os mitos e verdades sobre o café.

O cafezinho é uma bebida super popular entre os brasileiros. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre o café

  • O café atrapalha a absorção de cálcio pelo organismo

Verdade. O cafezinho é delicioso e muitas pessoas costumam consumi-lo misturado com leite. Entretanto, há indícios de que quando consumido em grandes quantidades, os altos níveis de cafeína presente na bebida acabam estimulando a eliminação de cálcio pela urina, diminuindo a concentração desse mineral nos ossos. Doses moderadas de até 500mg de cafeína por dia não oferece riscos à saúde, o que equivale a 4 xícaras de café.

  • O café não trás nenhum benefício à saúde

Mito. Há pouco tempo o café ainda era visto com maus olhos pelas pessoas mais preocupadas com a saúde, que acabam atribuindo à bebida diversos problemas. Hoje já foi comprovado que, se consumida em doses moderadas, a cafeína não oferece riscos à saúde. Os ácidos clorogênicos, presentes no café, são poderosas substâncias antioxidantes e ajudam no combate dos radicais livres e inúmeras doenças;

Mulheres menopausadas devem tomar cuidado com a quantidade de café ingerida. (Foto: divulgação)

  • Algumas pessoas deveriam evitar beber café

Verdade. O café não é o tipo de bebida que pode ser consumida livremente por todo mundo. Determinados grupos, como os que sofrem de problemas do sistema digestório alto, como refluxo gastroesofágico e gastrite, devem reduzir e, se possível, evitar o consumo de café. Mulheres menopausadas também devem tomar cuidado com doses altas, que podem agravar a perda de cálcio, bastante comum nessa fase da vida;

  • O café acaba com o sono
Leia Também:  Dicas para controlar o consumo de café

Verdade. A cafeína atua estimulando o sistema nervoso central, consequentemente ativando o centro da vigília. O resultado é um aumento da atividade cerebral, com diminuição da sonolência. Para garantir uma boa noite de sono vale a pena evitar o consumo da bebida após as 17 horas, especialmente por quem sofre de insônia;

  • O café pode viciar

Mito. O café não é capaz de viciar, mas pessoas que costumam fazer uso regular da bebida podem acabar apresentando alguns sintomas bem incômodos, como dor de cabeça. Ainda assim esse tipo de evento não pode ser considerado “síndrome de abstinência” e costuma ser passageiro.

O café não causa vício. (Foto: divulgação)

O cafezinho é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e, apesar de ser super popular, continua cercado de mitos e verdades que causam muita confusão. Vale a pena conhecer mais sobre assunto e esclarecer as principais dúvidas sobre o café.

Top