Mitos e verdades sobre mau hálito

Mitos e verdades sobre mau hálito

Uma grande parte da população sofre com o problema do mau hálito. São diversas as causas relacionadas ao problema, podendo ser algo de fácil…

Por Editorial MDT em 03/10/2013

Uma grande parte da população sofre com o problema do mau hálito. São diversas as causas relacionadas ao problema, podendo ser algo de fácil resolução ou algo mais grave. Conheça alguns mitos e verdades sobre o mau hálito.

A saburra é uma das causas de mau hálito. (Foto: divulgação)

O mau hálito é causado apenas pela má higiene bucal

Mito – O mau hálito pode ser provocado por cerca de 60 causas diferentes. Elas vão desde problemas simples, como a diminuição na produção da saliva, até doenças mais graves como a leucemia e o diabetes mellitus.

A formação de uma placa esbranquiçada ou amarelada na língua é um sinal de halitose.

Verdade – Essa placa que se forma sobre a língua, de coloração amarelada ou branca é denominada saburra e é um importante indicador da halitose.

A pessoa pode ter mau hálito e não perceber o problema.

Verdade – Devido a uma condição fisiológica denominada fadiga olfatória, as pessoas se acostumam rapidamente com os odores que são sentidos de forma constante. Assim, pessoas com mau hálito crôniconão sentem o cheiro que se origina da própria boca.

Conheça alguns mitos e verdades sobre o mau hálito. (Foto: divulgação)

Não é possível medir o grau do mau hálito.

Mito – A medida do grau de mau hálito pode ser feita através de das formas. Ou através de aparelhos eletrônicos ou através do método organoléptico, no qual o especialista é treinado para avaliar o grau da halitose.

A boca seca pode predispor o aparecimento do mau hálito.

Verdade – A queda na produção de saliva é uma das principais causas do mau hálito. Dessa forma, a boca seca é um sinal de que a produção de saliva está comprometida.

O mau hálito tem cura.

Verdade – De acordo com especialistas, cerca de 100% dos casos de mau hálito que são tratados de forma correta, são curados.

O mau hálito é considerado uma doença.

Mito – O mau hálito é apenas um sinal de que algo no corpo está em desequilíbrio, portanto não é uma doença.

Grande parte dos problemas de mau hálito vem do estômago.

Mito – Diferente do que muitas pessoas pensam a maioria das causas de mau hálito não vem do estômago. Em geral, a halitose pode ser consequência de problemas do fígado, rins e, até mesmo do intestino. No entanto, cerca de 97% dos casos de mau hálito tem origem na própria boca do indivíduo.

Uma das causas de mau hálito está relacionada à falta de higiene bucal. (Foto: divulgação)

O mau hálito é um problema muito comum entre os indivíduos e que pode ser curado, quando tratado de forma adequada, Após conhecer mais sobre os mitos e verdades sobre o mau hálito, é importante buscar a orientação de um especialista para prevenir qualquer consequência futura.

Top