Mitos e verdades sobre lentes de contato

As lentes de contato transformaram a vida de muitas pessoas que viviam presas aos óculos, às vezes com lentes nada discretas e que comprometia…

Por Editorial MDT em 11/03/2013

As lentes de contato transformaram a vida de muitas pessoas que viviam presas aos óculos, às vezes com lentes nada discretas e que comprometia o visual. Além de serem super modernas, pessoas mais descoladas podem optar pelas lentes coloridas com ou sem grau, capazes de proporcionar uma considerável renovação do visual. Muito mais importante do que a aparência, esse dispositivo foi capaz de oferecer mais praticidade no dia a dia e conforto, passando praticamente despercebidas.

Confira alguns mitos e verdades sobre o uso de lentes de contato. (Foto: divulgação)

Infelizmente os especialistas nas saúdes dos olhos afirmam que o uso de lentes de contatos é cercado por inverdades. Por isso, é necessário se manter bem informado, prevenindo eventuais problemas de saúde. Fique por dentro do assunto e confira alguns mitos e verdades sobre lentes de contato.

Óculos ou lente de contato: vantagens e desvantagens.

Mitos e verdades sobre lentes de contato

  • Crianças não devem usar lentes

Mito. O uso das lentes por si só é incapaz de prejudicar a visão de adolescentes ou até mesmo crianças. O único problema e que, dependendo do caso pode indicar a preferência pelo uso de óculos é a manutenção e higienização do dispositivo, que deve ser feita com cuidado.

  • É perigoso dormir com lentes de contato

Depende do caso. Diferente do que a maioria das pessoas imagina, é possível dormir usando a lente de contato em determinadas situações. Para isso é necessário que a lente seja apropriada para dormir e o metabolismo da córnea e a lágrima produzida pelo olho sejam suficientes para sustentá-la durante todo o período de sono. É importante esclarecer que, antes de arriscar dormir sem retirá-las, o mais recomendado é procurar auxílio médico para que o caso seja avaliado.

Quem deseja mudar o visual pode usar as lentes de contato para alterar a cor dos olhos. (Foto: divulgação)

  • O soro fisiológico é uma maneira eficiente de limpar as lentes de contato

Mito. Deixar as lentes guardadas no soro é uma medida perigosa e que pode prejudicar a saúde dos olhos, pois quando guardada nessa solução, o produto fica totalmente desprotegido, se tornando vulnerável às contaminações por fungos e bactérias. O mesmo não ocorre quando é utilizada solução específica para essa finalidade, que conta com agentes desproteinizantes, desinfetantes e lubrificantes, necessários para a adequada manutenção das lentes de contato e prevenção de doenças.

Conheça as infecções causadas pelo uso da lente de contato.

  • Mesmo usando lentes é necessário ter um par de óculos reserva

Verdade. Essa é uma recomendação bastante válida, pois sempre há o risco de acabar perdendo uma das lentes. Outro ponto importante a ser destacado é que a ocorrência de doenças como a conjuntivite contraindica o uso das lentes.

Veja fotos de lentes de contato exóticas.

O ideal é que as lentes sejam guardadas em produto específico para essa finalidade. (Foto: divulgação)

As lentes de contato facilitam a vida de muitas pessoas, tanto por questões estéticas como também por melhorar a acuidade visual. A melhor maneira de evitar problemas e garantir mais saúde é se manter bem informado e acabar com os mitos que envolvem esse tema.

Top