Mitos e verdades sobre emagrecer

Para emagrecer, as pessoas querem fazer de tudo, menos uma alimentação balanceada e atividade física, que é exatamente o caminho para tal. Veja mitos e verdades do que ajuda a perder peso. […]

Por Redacao em 22/11/2011

Quando se fala em emagrecer, aparecem milhares de historinhas contadas por amigos, parentes e até em blogs dizendo que são verdades absolutas, que são dicas infalíveis para quem quer perder as gordurinhas excessivas. São muitos mitos que rondam toda essa polêmica do corpo perfeito. Antes de iniciar um regime, é preciso “separar o joio do trigo” para não cair em mais uma armadilha, que pode até prejudicar a saúde.

Os líquidos sempre são os mais falados

 

A começar pelo famoso chá verde. Não, ele não emagrece tanto do jeito que se fala por aí. Pesquisas revelaram que para ele ter um efeito emagrecedor, é preciso tomá-lo sem açúcar nem adoçante, cerca de um litro por dia. Ele realmente acelera o metabolismo, mas somente nessas condições. Fora isso, seu efeito é bem baixo a ponto de não fazer diferença.

Também se fala muito que as sopas são amigas de quem quer perder peso, mas a história não é bem essa. Existem algumas que são verdadeiras bombas de calorias, por serem feitas com muito carboidrato e gordura. As que são de legumes são pouco calóricas e servem para emagrecer.

O suco de limão também já foi alvo da tal dieta homônima e ele não emagrece. Tem muitas vitaminas A, B e C e sais minerais, mas não faz milagre. Ele pode ajudar na dieta se for usado no lugar de uma outra bebida mais calórica, tipo refrigerante, mas ele por si só não dá conta de nada.

 Comida integral deve ser moderada

Comida integral também faz parte do cardápio de quem quer perder peso, mas é preciso saber que esse tipo de alimento é muito rico em fibras e vitaminas e por isso dá uma sensação de saciedade por mais tempo, dessa forma, a pessoa fica sem vontade de comer facilmente. Agora, se ele for ingerido sem moderação, engordará.

Sauna também é citada sempre

Há quem diga que fazer sauna deixa aquele corpo tão sonhado, mas isso também é só mais uma historinha. O que acontece é a perda de água e muita gente sai da sala quentíssima, se pesa e realmente percebe uma diminuição no peso. Na verdade, o que aconteceu foi somente a eliminação de líquido, a gordura, a grande inimiga, permanece lá, firme e forte.

Conseguindo o corpo perfeito

A forma mais adequada de perder peso é através de uma reeducação alimentar, em que se saberá quais alimentos são extremamente calóricos, quais não são e quando pode consumi-los. Isso tudo deve estar aliado à prática de atividade física. Eis o segredo!

 

Top