Mitos e verdades sobre depressão

Mitos e verdades sobre depressão

As falsas afirmações sobre a depressão podem impedir a tomada de decisões em procurar ajuda. A depressão é uma doença séria que exige tratamento…

Por Editorial MDT em 01/09/2013

As falsas afirmações sobre a depressão podem impedir a tomada de decisões em procurar ajuda. A depressão é uma doença séria que exige tratamento correto. Saiba mais sobre a doença e confira alguns mitos e verdades sobre a depressão.

A depressão acomete principalmente mulheres. (Foto: divulgação)

Depressão

A depressão é uma doença que se caracteriza pelo estado de humor de uma pessoa, se tornando predominante a tristeza. Qualquer pessoa, em várias faixas etárias, pode ser atingida por esse problema, mas as mulheres são mais propícias que os homens.

Apesar de nem sempre ser possível diagnosticar um motivo, algumas causas de depressão podem estar relacionadas ao estresse, estilo de vida e outros acontecimentos vitais, como a morte de um familiar, separação, casamento, climatério e meia-idade.

O chocolate não ajuda no combate da depressão. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a depressão

1. O jejum melhora a depressão.

Mito.  Trata-se de um mito, pois os neurônios precisam de glicose para funcionar normalmente.

2. Chocolate acaba com a depressão.

Mito. O consumo de açúcar em excesso pode provocar ansiedade, não fazendo bem para o organismo, além de ajudar a engordar. Porém, o aminoácido triptofano presente no chocolate ajuda na produção de serotonina no cérebro, substância que atua no controle da depressão.

3. Existem vários níveis da doença.

Verdade. Existem variações, desde depressão leve até as formas mais graves que ameaçam a vida do individuo. Para cada quadro, existe uma forma de tratamento.

4. Alimentos gordurosos aumentam a depressão.

Verdade. A ingestão de alimentos com gorduras saturadas ou trans não engordam somente, mas também aumentam em até 50% o risco de depressão.  Por isso, quanto maior for o consumo, maior a chance de ficar deprimido.

5. Bebida alcoólica ajuda no tratamento da depressão.

Mito. O álcool deprime o sistema nervoso central e pode até piorar os sintomas da depressão. Se o indivíduo tem ideação suicida, uma embriagues pode piorar o quadro.

6. O café estimula o indivíduo deprimido.

Mito. A cafeína tem propriedades que estimulam o cérebro, mas quando consumida em excesso, pode gerar ansiedade, taquicardia, agitação e insônia.

A depressão é caracterizada pelo humor triste. (Foto: divulgação)

A depressão é uma doença que afeta pessoas de várias idades, principalmente as mulheres. É preciso ficar atento para os sinais e sintomas da depressão para tratar o caso. Fique atento para os mitos e verdades sobre a depressão. Procure o médico o quanto antes, para evitar problemas mais graves.

Top