Mitos e verdades sobre cuidados com as unhas

A escolha do esmalte é fácil. Para a maior parte das mulheres, a complicação surge na hora de saber como cuidar corretamente das unhas…

A escolha do esmalte é fácil. Para a maior parte das mulheres, a complicação surge na hora de saber como cuidar corretamente das unhas sem deixar de lado a beleza. Muitos mitos são criados em relação às unhas, o que traz muitas dúvidas. Pensando nisso, confira alguns mitos e verdades sobre cuidados com as unhas.

Antes de pintar as unhas é preciso hidratá-las. (Foto: divulgação)

Unhas saudáveis

Ir ao salão de beleza uma vez por semana é o desejo da maioria das mulheres. Porém, encontrar uma vaga na agenda muitas vezes não é fácil. Por isso, selecionamos algumas dicas preciosas de como cuidar das suas garras em casa até a próxima visita na manicure, evitando que elas fiquem com aspecto desleixado.

Existem alguns cuidados indispensáveis com as unhas. Além de uma dieta rica em cálcio, alimentos com vitamina A e proteínas (como leite, ovos, sardinha, couve e outros), o óleo fortalecedor é outra sugestão para unhas fracas. Ele deve ser aplicado antes do esmalte para que fique em cima da unha.

As cutículas não devem ser retiradas em excesso. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre os cuidados com as unhas

1. Não se deve retirar a cutícula de forma exagerada.

Verdade. Segundo especialistas, a mania das mulheres de tirar as cutículas é um hábito que deveria ser banido. O ato de tirar a cutícula é um conceito estético brasileiro. Na verdade, ela deve ser cuidada e não retirada, mantendo o leito ungueal. Quando retiramos essa proteção, fica mais fácil ter uma unha encravada e carne esponjosa. O ideal é usar produtos para manter a unha hidratada.

2. Quanto mais tira a cutícula, mais ela cresce.

Continuar Lendo  Cuidados indispensáveis com as unhas

Verdade. Sempre que se tira a cutícula, provoca-se uma inflamação na unha, que se transforma em fibrose, no espaçamento da pele. Não somente a cutícula, mas a pele em volta da unha também fica mais grossa.

3. O uso frequente de esmalte faz mal para a unha.

Mito. O que causa desidratação não é pintar as unhas, mais remover o esmalte com acetona. Porém, para fazer um tratamento como hidratação, é difícil continuar usando esmalte. Por isso, deve-se parar de usar a tinta durante o tempo que está tratando as unhas e voltar a usar após o término do processo.

4. Roer as unhas não faz mal.

Mito. Conhecida também como onicofagia, roer as unhas pode resultar em lesões graves, que causam deformidades e até destruição da região dos dedos. O trauma gera uma porta de entrada para infecções, o que pode prejudicar a boca, dedos, cutículas e também aparelho digestivo.

Tanto as unhas dos pés quanto das mãos merecem cuidados especiais. (Foto: divulgação)

As unhas são grandes aliadas da beleza feminina e merecem atenção especial. É preciso ter alguns cuidados com as unhas antes de esmaltar, retirar cutículas, hidratar, lixar e outros pontos para que elas fiquem sempre bonitas. Cuide das unhas para que estejam sempre saudáveis.

Top