Mitos e verdades sobre colesterol

Todo mundo tem várias dúvidas sobre o colesterol. Ele é uma substância essencial para nossa saúde, mas quando em excesso pode causar problemas, como…

Todo mundo tem várias dúvidas sobre o colesterol. Ele é uma substância essencial para nossa saúde, mas quando em excesso pode causar problemas, como doenças cardíacas. Saiba mais sobre o assunto e confira os mitos e verdades sobre o colesterol.

O colesterol pode ser causado pela má alimentação. (Foto: divulgação)

Colesterol

O colesterol é uma substância muito importante para nossa saúde, porque é usado na formação da membrana de células corporais e também na composição de alguns hormônios. Ele atua como uma capa protetora para os nervos mas, quando em excesso, pode causar graves problemas como doenças cardíacas.

A presença de altas concentrações de colesterol não apresenta sintomas. A única forma de saber se ele está acima dos valores adequados é realizando o exame de sangue. Para isso, é essencial consultar o médico periodicamente. Além disso, é importante saber como reduzir o colesterol caso esteja alto.

O colesterol aumenta o risco de doenças cardíacas. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre o colesterol

1. O colesterol alto só atinge pessoas idosas.

Mito. O colesterol alto pode aparecer em pessoas de todas as idades, porém a mais comum é em indivíduos com estilo de vida sedentária e com alimentação rica em gordura e fritura.

2. O colesterol tem origem somente da alimentação.

Mito. Ele pode ser obtido pela produção do próprio organismo (pelo fígado) e dos alimentos gordurosos. O colesterol e outras gorduras não podem se dissolver no sangue.

3. Para baixar o colesterol é preciso mudar hábitos alimentares e usar medicamentos.

Verdade. O tratamento que combate o colesterol é feito pela adequação de novos hábitos alimentares e atividade física. Quando essas mudanças não são suficientes, é necessária a administração de medicamentos.

4. Existem medicamentos que combatem o colesterol.

Leia Também:  5 formas de prevenir o colesterol alto na infância

Verdade. Além dos medicamentos conhecidos como estatinas, existe atualmente uma nova terapêutica que combina o uso de sinvastatina com ezetimiba. Esses medicamentos agem sobre as duas fontes de colesterol, inibindo a síntese e a absorção.

5. Tomar remédio dispensa uma dieta balanceada.

Mito. É importante que o indivíduo tenha uma alimentação saudável. Somente o médico pode indicar qual a melhor alimentação para cada caso e quais os exercícios que devem ser praticados.

A alimentação saudável é essencial no tratamento do colesterol alto. (Foto: divulgação)

O colesterol alto é um problema que acomete muitos brasileiros com estilos de vida pouco saldáveis. Sendo assim é essencial apostar no consumo de alimentos para diminuir o colesterol, praticar exercícios físicos e, se necessário, tomar medicamentos. O tratamento desse fator pode ajudar na prevenção de várias doenças.

Top