Mitos e verdades sobre colágeno

Tem muitas informações espalhadas sobre o colágeno que muitas vezes nos deixa confusos. O fato é que essa proteína oferece muitos benefícios para o nosso organismo. Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades sobre o colágeno.

O colágeno previne o envelhecimento da pele. (Foto: divulgação)

O que é colágeno

O colágeno representa 25% de toda proteína presente no nosso organismo e é o principal componente proteico de órgãos como ossos, pele, cartilagens, ligamentos e tendões. A principal função do colágeno é estrutural, proporcionando sustentação às células e mantendo-as unidas. Ele atua no fortalecimento dos músculos, tendões, ligamentos, veias, vasos, artérias, promove elasticidade e resistência à pele, além de realizar a distribuição de fluidos em vasos sanguíneos e linfáticos.

Nos tecidos cardiovasculares, é formada uma rede pelas artérias e proporciona maior poder de expansão e proteção de possíveis lesões. As principais fontes de colágeno são os alimentos ricos em proteína de origem animal, como frango, peixes, carne e ovos.  Para estimular a produção de colágeno, o ideal é aumentar as fontes de vitamina C presentes nas frutas como laranja, acerola, abacaxi e vegetais de folha verde escura.

O colágeno não elimina celulites, mas proporciona beleza à pele. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre o colágeno

1. O colágeno reduz a celulite.

Mito. A celulite resulta de um processo multifatorial, onde acontece a deficiência da circulação, acúmulo de gordura, retenção de água e processo inflamatório. Ele não age diretamente na celulite, mas permite que a pele tenha mais elasticidade.

2. O colágeno não tem gordura, nem colesterol.

Verdade. O colágeno é composto de proteína, sais minerais e água. Portanto, não contém gorduras que possam prejudicar a saúde.

3. Os produtos em mascaras de gelatina deixam a pele mais bonita.

Mito. A aplicação de colágeno na superfície da pele não oferece nenhum efeito, somente uma ação hidratante temporária. Para adquirir os benefícios de elasticidade na pele, a gelatina deve ser consumida.

4. O colágeno deixa as unhas mais fortes e cabelos com mais brilho.

Verdade. O colágeno é responsável pela cicatrização dos tecidos. Em caso de unhas e cabelos, ela forma uma matriz onde os minerais são fixados para deixá-los mais fortes, brilhantes e resistentes.

5. Colágeno hidrolisado tem efeito regenerativo em articulações e ossos.

Verdade.  As dores articulares podem ser reduzidas com o consumo de alimentos ricos em colágeno hidrolisado. Com apenas 10g de gelatina por dia, obtém-se o fornecimento ideal desses aminoácidos importantes.

Os efeitos do colágeno para a pele são muito benéficos. (Foto: divulgação)

O colágeno é uma proteína essencial para o nosso corpo. O consumo de alimentos formadores de colágeno oferecem benefícios para a saúde, que vão desde a pele até os ossos e articulações. Para saber mais sobre o colágeno, consulte uma nutricionista para orientar sobre a alimentação rica nesse componente.

Reply