Mitos e verdades sobre chiclete

O chiclete é sem dúvidas um doce muito apreciado pelas crianças. Porém, os adultos também adoram esse doce. Todos os anos surgem novos sabores…

Os chicletes são pouco calóricos e não interferem na dieta.

O chiclete é sem dúvidas um doce muito apreciado pelas crianças. Porém, os adultos também adoram esse doce. Todos os anos surgem novos sabores e novas formas de gomas de mascar. Saiba mais sobre o assunto e confira os mitos e verdades sobre os chicletes.

O chiclete

O chiclete é um doce feito a partir de derivados de resinas e parafinas misturadas com açúcar ou adoçante, xaropes de glicose, corantes e aromatizantes. A partir de uma goma-base, as indústrias que fabricam chicletes desenvolvem vários tipos, formas e sabores de gomas de mascar.

O Brasil é o terceiro maior produtor de gomas de mascar em todo o mundo, produzindo em torno de 57 mil toneladas por ano. O grande produtor em primeiríssimo lugar são os Estados Unidos, que produzem 224 mil toneladas por ano, em seguida está a China, com 148 mil toneladas ao ano.

Leia também: pesquisadores criam chicletes para emagrecer 

 

O ideal é mascar chicletes sem adição de açúcar para manter a saúde bucal.

Mitos e verdades sobre o chiclete

1. Todos os chicletes provocam cáries.

MITO. Existem dois tipos de chicletes, os com e sem adição de açúcar. Os que provocam as cáries são os que contêm açúcar. Por isso, existem versões diet e ligth que não contém açúcar e podem ser consumidas por não fazerem mal aos dentes.

2. O chiclete sem adição de açúcar pode proporcionar benefícios aos dentes.

VERDADE. O fato de mascar e causar atrito da goma com os dentes proporciona limpeza superficial deles. Porém, isso só funciona com chicletes que não contém açúcar. É muito importante saber que as gomas não substituem uma boa escovação e o uso do fio dental.

Continuar Lendo  Novo Livro de Bruna Surfistinha

3. O chiclete clareia os dentes.

MITO. Não existem gomas com esse poder ainda no mercado, até as versões que prometem esse benefício contém concentrações muito pequenas de peróxido para clarear os dentes. Além disso, essa substância não pode ser utilizada em grandes quantidades, pois podem ser tóxicas e causar queimaduras nos tecidos mais moles da boca e até mesmo do estômago.

4. Mascar muito chiclete pode causar gastrite.

VERDADE. Apesar de raros os casos de gastrite causados pelo excesso da mastigação, esse problema pode acontecer. Isso ocorre porque a pessoa ativa o sistema de digestão, liberando ácidos gástricos sobre a mucosa do estômago e, se não houver nada para ser digerido, pode provocar irritação e até a gastrite.

5. Os chicletes prejudicam a dieta.

MITO. Os chicletes são pouco calóricos, até mesmo os que possuem açúcar em sua composição, portanto não interferem na dieta. Uma unidade contém em torno de 2,5 calorias. 

Leia também: chiclete pode ser engolido?

 

Os chicletes são muito apreciados por crianças e adultos.

Os chicletes são doces deliciosos consumidos em todo o mundo. Eles podem tanto trazer benefícios quanto serem prejudiciais para a saúde bucal. O mais indicado é optar pelo consumo de chicletes que não contenham açúcar em sua composição. Outra dica é evitar a mastigação excessiva dessa goma.

Top