Mitos e verdades sobre castração de cães e gatos

A castração ainda é um assunto que gera muitas polêmicas para os proprietários de animais de estimação. Ela está associada a imagem de cães…

A castração ainda é um assunto que gera muitas polêmicas para os proprietários de animais de estimação. Ela está associada a imagem de cães e gatos mais gordos e lentos, além de ser tida como uma cirurgia cruel. É preciso ficar atento para o que é falso e verdadeiro sobre a castração de animais e entender quando ela é indicada. Saiba mais sobre os mitos e verdades sobre a castração de cães e gatos.

A castração não é um procedimento de maltrata os animais. (Foto: divulgação)

Castração de cães e gatos

Muitas pessoas ainda acreditam que a castração é um processo de mutilação ou agressão contra os animais, porém a cirurgia oferece muitos benefícios para os animais, pois reduz os riscos de desenvolver várias doenças. Nas fêmeas, quanto mais precoce for a castração menores serão as chances do desenvolvimento de tumores nas mamas. Além disso, é possível prevenir as infecções uterinas e crias indesejáveis. Nos machos, reduz o risco de hiperplasia mamária e câncer de testículo.

A castração nas fêmeas, tanto em gatas quanto cadelas, é feita a retirada dos ovários e do útero. Existe o risco de hemorragia e infecção, por isso deve ser feita com muito cuidado. Nos machos, é feito a retirada dos testículos ficam localizados na bolsa escrotal, sendo um procedimento menos invasivo. Saiba mais porque os cães e gatos devem ser castrados.

A castração gera muitos mitos e verdades. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a castração de cães e gatos

1. A castração pode deixar o animal gordo.

Mito. A castração pode provocar aumento da fome, a se a ingestão de alimentos for controlada o peso poderá ser mantido.  Quando os animais são castrados muito jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite.

Leia Também:  Sinais de crises alérgicas em cachorros

2.  A castração pode deixar o animal bobo.

Mito. O animal poderá ficar letárgico se adquirir muito peso. Estando gordo, ele ficará cansado com facilidade e não terá a mesma disposição. A letargia é consequência da obesidade e não da castração.

3. A castração é cruel e mutila o animal.

Mito. A cirurgia de castração é simples e muito fácil de ser feita com muita tranquilidade. É usada anestesia e o animal ficará ativo em 24 horas após a cirurgia. Não há nenhuma consequência ruim para o animal.

4. A castração de machos faz com que eles deixem de fazer xixi na casa.

Verdadeiro.Uma das principais características dos machos e demarcação de território com a urina. Se o macho cão ou gato for castrado antes de um ano de idade, ele não demarcará o território na fase adulta.

Os animais são anestesiados para a castração. (Foto: divulgação)

A castração de animais de estimação oferece muitos benefícios, ao contrário do que muitas pessoas pensam. A castração de cães e gatos é um processo muitos simples e não envolve nenhum tipo de tortura. Para saber mais informações sobre essa técnica consulte um medico veterinário especialista no assunto.

Top