Mitos e verdades sobre carne vermelha

Mitos e verdades sobre carne vermelha

A carne vermelha é um alimento bastante polêmico, pois enquanto alguns defendem dietas livres desse tipo de produto, outros não conseguem comer uma refeição…

Por Editorial MDT em 25/09/2013

A carne vermelha é um alimento bastante polêmico, pois enquanto alguns defendem dietas livres desse tipo de produto, outros não conseguem comer uma refeição bem servida de carne. As várias opiniões acabaram resultando em algumas inverdades, que confundem e atrapalham as pessoas a tomarem a decisão mais adequada para a própria saúde. Fique por dentro do assunto e conheça os principais mitos e verdades sobre a carne vermelha.

Confira alguns mitos e verdades sobre a carne vermelha. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a carne vermelha

  • Quem está de dieta não pode comer carne vermelha

Mito. Qualquer pessoa pode consumir carne vermelha, desde que não seja portador de algum tipo de doença específica, que impeça a ingestão. Mesmo quem opta em realizar dietas restritivas não deve ficar sem comer esse tipo de alimento. Para garantir mais saúde, a dica é evitar o consumo excessivo de carne, bem como o de peças ricas em gordura.

  • É possível viver bem sem comer carne vermelha

Verdade. Apesar de a carne ser uma excelente fonte de proteínas e vitaminas, ela não é a única. Vegetarianos podem viver muito bem, desde que saibam escolher os alimentos corretos para substituir a carne vermelhae suprir a carência nutricional de um cardápio mais restrito.

Com a substituição correta dos alimentos é possível ter uma dieta vegetariana saudável. (Foto: divulgação)

  • Não existe nenhum alimento capaz de substituir a carne vermelha

Mito. Os benefícios da carne vermelha podem ser conseguidos com uma dieta bastante variada em fontes proteicas diversas e em quantidade significativa, como frutas, legumes, castanhas e principalmente os grãos, como soja, feijão, grão de bico e ervilha. O maior segredo para uma dieta vegetariana saudável é caprichar na diversidade dos alimentos, capaz de melhorar a oferta dos nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

  • O ferro encontrado na carne é diferente do ferro encontrado nos vegetas

Verdade. A principal diferença entre o ferro encontrado nas carnes daquele encontrado nos vegetais é que a capacidade de absorção pelo organismo humano é muito maior. Outra diferença está na influência negativa na absorção do ferro de origem vegetal com a ingestão associada de outros alimentos, como refrigerantes e café. Para melhorar a absorção de ferro da dieta vegetariana é recomendado caprichar no consumo de bebidas cítricas, ricas em vitamina C e E.

  • A carne vermelha não faz falta ao organismo humano

Mito. Se os nutrientes da carne vermelha não forem devidamente repostos com o consumo de grande variedade e quantidade de produtos de origem vegetal, o organismo humano pode sofrer alguma carência importante. A carne vermelha é rica em proteínas, ferro e vitamina B12.

Escolher as peças menos gordurosas e comer quantidades moderadas ajuda a ter mais saúde. (Foto: divulgação)

A exclusão da carne vermelha do cardápio é um assunto polêmico e que resultou em vários mitos e verdades. Enquanto esse alimento é indispensável para alguns, outros preferem os vegetais. O jeito é saber mais a respeito do assunto para formar uma boa opinião sobre a própria dieta.

Top