Mitos e verdades sobre as varizes

Varizes são veias tortuosas que surgem na superfície da pele, principalmente em membros inferiores. Como é uma doença da circulação, acarretada por diversos fatores,…

Por Editorial MDT em 01/11/2011

Varizes são veias tortuosas que surgem na superfície da pele, principalmente em membros inferiores. Como é uma doença da circulação, acarretada por diversos fatores, leva a uma sensação de dor e queimação no membro afetado. Muitas pessoas que possuem esse problema acabam deixando de mostrar suas pernas devido à vergonha que sentem pelo aspecto que a doença tem. Mas é importante saber que há como prevenir o aparecimento das varizes e, também existe tratamento para quem as possui.

Separamos aqui algumas verdades e mentiras a respeito das varizes:

1.    As mulheres são muito mais acometidas por varizes do que os homens?

Sim. As varizes atingem muito mais as mulheres do que os homens. Isso ocorre por causa dos hormônios que elas possuem, favorecendo o aparecimento dessas veias tortuosas.

 2.    Cremes podem curar as varizes?

Não. Não existem comprovações de que o uso de cremes e hidratantes possam melhorar ou curar as varizes. Pois, uma vez instalado o problema, dificilmente as veias voltam ao normal sem um tratamento adequado, que seria cirúrgico.

3.    As varizes são hereditárias?

Sim. Se você possui alguém na família com esse problema, terá uma chance maior de ter também.

4.    A gravidez é responsável pelo aparecimento das varizes?

Sim. Muitas vezes é nessa época que a mulher desenvolve uma maior quantidade de varizes. Isso ocorre devido aos hormônios que são liberados durante a gestação e também devido ao aumento de peso que a mulher sofre nessa época.

5.    Fazer exercícios pode gerar varizes?

Não. Os exercícios físicos melhoram a circulação e ajudam a prevenir as varizes.

6.    O que se come influencia no surgimento das veias tortuosas?

Sim. De certa forma, a alimentação saudável impedindo o excesso de peso diminui as chances de ter varizes.

7.    Retirar as varizes piora a circulação?

Não. As veias que são tiradas não estavam ajudando em nada a circulação. Ao retirá-las, ocorre uma melhora no processo circulatório e, assim, diminuição nos sintomas.

8.    Tomar anticoncepcionais pode causar varizes?

Sim. Pois, ao tomar anticoncepcional ocorre um aumento da quantidade de hormônios levando a uma maior chance do aparecimento do problema.

9.    Varizes podem gerar trombose?

Sim. Uma das causas da formação de coágulos no sangue é a estase, ou seja, a diminuição da velocidade em que o sangue corre nas veias. No caso das varizes, essa velocidade diminui muito, aumentando a chance de aparecerem coágulos gerando trombose venosa profunda.

10. A cirurgia para a retirada de varizes é perigosa?

Não. O procedimento é seguro, sendo que os cortes feitos são muito pequenos. Porém, toda cirurgia tem um risco.

11. Sentar por muito tempo pode causar varizes?

Sim. Ficar muito tempo sentada, com as pernas paradas, diminui a velocidade do sangue e também o retorno deste para o coração. Assim aumenta a pressão nas veias das pernas levando ao aparecimento das varizes.

12. O salto alto leva ao aparecimento das varizes?

Não. Na verdade, o uso de saltos ajuda na prevenção das veias tortuosas, por beneficiar a circulação.

Se você possui varizes e está incomodado com o problema, procure um cirurgião vascular.

Top