Mitos e verdades sobre alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos são conhecidos por serem amigos da dieta, isso por auxiliarem na queima da gordura. Esse benefício ocorre porque eles possuem a…

Por Editorial MDT em 28/09/2013

Os alimentos termogênicos são conhecidos por serem amigos da dieta, isso por auxiliarem na queima da gordura. Esse benefício ocorre porque eles possuem a capacidade de aumentar o gasto energético durante a ingestão, tornando-se muito procurados por aqueles que desejam perder peso. Conheça alguns mitos e verdades sobre os alimentos termogênicos.

Conheça alguns mitos e verdades sobre os alimentos termogênicos. (Foto: divulgação)

Informações sobre os alimentos termogênicos

Aliados do emagrecimento ou amigos da dieta são um dos termos utilizados para fazer referência aos alimentos termogênicos. Eles possuem a capacidade de aumentar o gasto energético durante a ingestão, sendo muito procurados pelos indivíduos que desejam alcançar o peso ideal. No entanto, de acordo com especialistas, nem tudo o que é falado sobre esses alimentos é real. A pimenta vermelha, canela, gengibre, café, abacaxi, chá verde e chá de hibisco são um dos exemplos dos alimentos termogênicos. No intuito de esclarecer conheça abaixo os mitos e verdades sobre os alimentos termogênicos.

Os alimentos termogênicos são obtidos apenas exclusivamente pela alimentação.

Mito – Atualmente, existem dois tipos de alimentos termogênicos, os naturais e os industrializados. Como o próprio nome faz jus, os naturais são os encontrados na natureza, como por exemplo a pimenta vermelha e o gengibre. Já os industrializados são encontrados como forma de cápsulas e contem as mesmas substâncias que colaboram com a queima da gordura.

Muitas pessoas estão em busca do peso ideal. (Foto: divulgação)

Os alimentos termogênicos não eliminam a gordura corporal.

Verdade – Os alimentos termogênicos potencializam a queima da gordura através da regulação do sistema nervoso central que leva á transformação da glicose e da gordura em energia. Dessa forma, não é possível dizer que o consumo dos alimentos e dos suplementos termogênicos leva à eliminação da gordura. Eles apenas aceleram o metabolismo, colaborando com o aumento do gasto calórico.

O consumo dos alimentos termogênicos leva à perda de peso, independente da realização da dieta e da pratica de exercícios físicos.

Mito – Segundo os nutricionistas, a ingestão isolada de alimentos termogênicos não leva o indivíduo a apresentar uma perda de peso significativa. Por isso, é fundamental incluir esses alimentos na dieta diária, além de associar seu consumo com a pratica de exercícios físicos.

Qualquer pessoa pode consumir os alimentos termogênicos.

Mito – Nem todas as pessoas podem consumir os alimentos termogênicos, por isso as pessoas devem ficar atentas às contraindicações. Entre os exemplos, podemos citar, os indivíduos que são portadores de pressão arterial, arritmias ou historia de infarto.

O gengibre é um dos exemplos de alimentos termogênicos. (Foto: divulgação)

Os alimentos termogênicos são muito procurados por aqueles que desejam alcançar o peso ideal. No entanto, é importante que os indivíduos conheça os mitos e as verdades sobre os alimentos termogênicos, antes de iniciar o seu consumo.  

Top