Mitos e verdades sobre alimentação saudável

Diariamente é possível ter acesso a um tipo diferente de pesquisa dizendo que devemos comer para a prevenção de doenças a longo prazo. O…

Diariamente é possível ter acesso a um tipo diferente de pesquisa dizendo que devemos comer para a prevenção de doenças a longo prazo. O problema é que alimentos tidos como vilões passam a mocinhos repentinamente e a confusão fica instaurada. Algumas certezas absolutas acabam caindo por terra a cada pesquisa sobre alimentação divulgada. Por isso, resolvemos reunir mitos e verdades sobre alimentação saudável.

Leia mais sobre: Dicas de alimentos saudáveis 

 

Alguns alimentos realmente fazem bem à saúde (Foto: Divulgação)

Carne de vaca é mais saudável que a de porco?

A carne de porco é mais gordurosa que a de vaca, e tem uma grande quantidade de gorduras saturadas, aquelas que não são as melhores para saúde. Por isso é bom consumir em menor quantidade e frequência. Dizer que a carne de vaca é mais saudável que a de porco é uma verdade sobre alimentação, já que a primeira opção possui menos gordura.

Beber água faz muito bem à saúde (Foto: Divulgação)

Beber água durante a refeição faz mal

Beber água durante a refeição (mais que meio copo), não faz bem para a saúde mesmo. Isso porque dilui os sucos digestivos que são produzidos no estômago e nos intestinos e faz com que a digestão se torne mais lenta. Dizem também que beber água durante as refeições causa barriga. Esse não é um mito, mas sim uma realidade sobre alimentação, já que muitas vezes o bolo alimentar aumenta de volume com a água, levando a uma dilatação da barriga. Mas não se preocupe, pois a barriga volta ao normal quando a digestão acaba.

O chocolate realmente faz muito bem para a saúde (Foto: Divulgação)

Chocolate faz bem à saúde?

Sim, chocolate é um alimento que faz bem à saúde, mas é preciso ingerir nas quantidades corretas. Essa delicia possui procianidinas e outros antioxidantes que ajudam na proteção dos vasos sanguíneos e na prevenção da aterosclerose. Para evitar um aumento de peso é necessário consumi-lo em quantidades moderadas. O ideal é uma barra pequena, de 30 a 50g, por dia. Isso se você não viver sem essa delícia.

 Saiba mais sobre: Alimento saudável para emagrecer  

Leite de vaca faz mal para as crianças?

É muito comum que o leite da vaca seja consumido por crianças. Porém, esse tipo de alimento pode desencadear uma alergia a lactose se ingerido por bebês. Graças aos componentes do leite de vaca e da sensibilidade do organismo da criança, que ainda fica em formação por meses.

Alguns alimentos causam gases?

Mesmo sendo muito nutritivos, é verdade que alguns alimentos causam gases. Estão entre eles brócolis, repolho, couve-flor, couve mineira, couve de bruxelas, e mostarda, que são vegetais do gênero brassica. Por terem uma proteína muito rica em aminoácidos sulfurados, é comum ter mais gases quando se come esse tipo de comida.

Entre tantos mitos e verdades sobre a alimentação saudável uma coisa é certa: mantenha o equilíbrio no prato. Coma saladas, proteínas, carboidratos e aquelas guloseimas que tanto adoramos (de vez em quando) sem errar na quantidade. Assim seu corpo funcionará melhor e você terá menos chances de ter doenças graves ao longo da vida.

Top