Mitos e verdades sobre a sexta-feira 13

Hoje vamos falamos sobre mitos e verdades sobre a sexta-feira 13, já que nesse dia 13 de janeiro de 2017 estaremos cara a cara…

Hoje vamos falamos sobre mitos e verdades sobre a sexta-feira 13, já que nesse dia 13 de janeiro de 2017 estaremos cara a cara com uma sexta-feira 13 .Algumas datas são cercadas de mistérios e muitos acreditam piamente que esses dias do ano trazem mau agouro, enquanto que, para outros, essas histórias não passam de lendas. A combinação entre o dia da semana de sexta-feira e o 13º dia do mês como sinal de má sorte, é a mais popular superstição entre os cristãos e deixa muita gente com o cabelo em pé.

Mitos e verdades sobre a sexta-feira 13 (Foto Ilustrativa)

Mitos e verdades sobre a sexta-feira 13

Como se não bastassem todas as crendices que envolvem os mitos e verdades sobre a sexta-feira 13, essa data foi imortalizada na sequência de filmes de terror, muito famosa, protagonizada pelo serial killer  Jason Voorhess, que se utilizava da data para provocar uma verdadeira carnificina.

Mitos e verdades sobre a sexta-feira que poucos conhecem (Foto: Divulgação)

A origem da Sexta-feira 13

A origem dessa crença é incerta e existem várias possibilidades de sua explicação, que se encontram espalhadas nas mais diversas culturas ao redor do mundo. Uma das mais fortes, e que pode ser encontrada no livro ‘O Guia dos Curiosos’, conta que a má sorte que envolve esse dia é resultado da crucificação de Jesus Cristo em uma sexta-feira e, o número 13 era a quantidade de pessoas presentes na última ceia (os 12 apóstolos e Jesus Cristo).

Jason, da série que possui a sexta feira 13 em seu enredo de terror. (Foto Ilustrativa)

A mitologia nórdica também dá duas explicações, mais antigas que a do Guia dos Curiosos, para essa data ser tão aterrorizante. A primeira história envolve Loki, um espírito do mal que invadiu um banquete onde 12 deuses estavam se fartando, e acabou numa confusão tão grande que resultou na morte de Balder, o favorito dos deuses. Daqui surgiu a crendice de que convidar 13 pessoas para uma ceia, é encrenca na certa.

A outra lenda é sobre Frida, de onde originou a palavra friadagr, que significa sexta-feira. Ela era a deusa do amor e da beleza, mas a história conta que, quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, Frida deixou de ser adorada e foi considerada uma bruxa. Como vingança, a deusa se reunia com mais 11 bruxas e 1 demônio, para amaldiçoar a humanidade.

Mitos e verdades sobre a sexta-feira 13 que você precisa saber (Foto: Divulgação)

Mitos e verdades sobre a Sexta-feira 13

Confira a seguir alguns mitos e verdados sobre essa data que dá medo em muitos:

  • Existe um nome para identificar o medo da sexta-feira 13

Por incrível que pareça, esse fato é uma verdade. A palavra que significa o pavor desta data é ‘parascavedecatriafobia’, e vem do grego.

  • O primeiro filme da série de terror que leva o nome deste dia, foi lançado nessa data

Mito. Jason estreou nas telonas em uma sexta-feira, mas era dia 9 de maio de 1980, nos Estados Unidos. Essa estratégia de marketing de lançar o filme em uma sexta-feira 13 aconteceu em 2009, quando um dos últimos filmes da franquia foi lançado nessa data, em diversos países.

Muitas lendas rondam esta data, mas a verdade é que nada já foi comprovado (Foto Ilustrativa)

  • A NASA previu a colisão de um asteroide contra a terra para uma sexta-feira 13

Verdade. A NASA fez vários cálculos, em 2004, e concluiu que o asteroide 2004 MN4 teria 1 chance em 60 de atingir o planeta no dia 13 de abril de 2029, que cai justamente em uma sexta-feira 13. Hoje não é preciso temer essa data, porque fotos mostram que, apesar de passar bem perto da terra, o asteroide não irá atingi-la.

  • O número de pessoas que têm medo dessa data é tão grande que esse dia chega a causar prejuízos

Verdade, pelo menos é isso que mostra um estudo feito por um instituto da Carolina do Norte/EUA. As pessoas desistem de viajar nesse dia e muitas nem abrem o comércio, tanto que a sexta-feira 13 chega a custar, para os Estados Unidos, entre U$ 800 e U$ 900 milhões em prejuízo.

  • Na cidade de São Paulo é proíbido comprar galinhas pretas em uma sexta-feira 13

Mito. Não existe objeção nenhuma para a compra e venda de galinhas pretas nessa data, mas, para surpresa de muita gente, desde 2003 o Centro de Zoonoses de São Paulo impede que gatos pretos sejam adotados nesse dia. A explicação é que essa medida evitaria o sacrifício desses animais em rituais de magia.

  • O decreto militar AI-5, que deu poderes inéditos à presidência e alterou radicalmente a constituição, foi apresentado ao governo numa sexta-feira 13

Verdade. Esse decreto militar, que foi um marco no endurecimento da censura e regime militar, foi apresentado pelo ministro da Justiça, Luiz Antônio da Gama e Silva, numa sexta-feira 13, em dezembro de 1968.

Gato preto não dá azar como diz a lenda (Foto Ilustrativa)

Apesar de tantas infelicidades associadas a essa data, muitas pessoas atribuem a ela um significado completamente oposto a tudo que foi falado. Segundo a numerologia, o 13 é um número da sorte, porque a somatória de 1+3 resulta em 4, um forte indicador de boa sorte. Indianos e mexicanos associam esse dia à felicidade e ao futuro próspero, portanto, não é preciso temer a sexta-feira 13, basta dar a ela um significado mais agradável.

Top