Mitos e verdades sobre a saúde no calor

O verão exige cuidados especiais para que seja desfrutado de maneira saudável. Nesse período, muitos mitos e verdades são criados em relação aos efeitos…

O verão exige cuidados especiais para que seja desfrutado de maneira saudável. Nesse período, muitos mitos e verdades são criados em relação aos efeitos do calor para o nosso organismo. Pensando esclarecer as dúvidas, selecionamos os mitos e verdades sobre a saúde no calor. Confira.

No verão os cuidados devem ser redobrados. (Foto: divulgação)

Efeitos do calor na saúde

A combinação de altas temperaturas e umidade relativa pode diminuir drasticamente a capacidade do corpo de manter sua temperatura interna correta. As exposições prolongadas em ambiente com temperaturas excessivas podem causar fadigas térmicas, câimbras, esgotamento e até AVCs. Para alguns, especialmente os idosos e enfermos o calor em excesso pode causar a morte.

O Índice de Calor (IC), também conhecido como temperatura aparente, é uma medida de como a umidade ligada às altas temperaturas diminui a capacidade do corpo se manter frio.

A proteção solar é indispensável no verão. (Foto: divulgação)

Veja também pele oleosa no calor, saiba o que fazer 

Mitos e verdades sobre a saúde no calor

1. Devemos nos proteger do sol.

Verdade. O sol é essencial para a saúde, relacionadas com a síntese da vitamina D, indispensável para o bom funcionamento do organismo.  Portanto, a exposição moderada ao sol é indispensável. Os raios ultravioletas apresentam efeitos aparentemente opostos, pois ao mesmo tempo em que aumentam a produção de vitamina D, podem também causar câncer de pele.

2. O calor pode interferir no sono.

Verdade. Isso acontece, pois o organismo não produz frio, e fica mais difícil manter o corpo em temperatura agradável. A temperatura corporal tende a baixar durante o sono, mas o calor do verão dificulta esse processo.

3. O calor não diminui o apetite.

Mito. Ao contrário do frio, o calor diminui o gasto de energia para manter a temperatura do corpo e dessa forma nosso corpo precisa de menor quantidade de calorias, deixando a pessoa com pouca fome.

Leia Também:  Tratamento Odontológico Gratuito em Fortaleza Ceará

4. Corpo molhado bronzeia mais.

Mito. Quando molhada a pele apenas queima mais, pois recebe duas vezes mais a ação do sol, pois a água reflete à luz. Além do mais, o sol e cloro são agentes irritantes da pele.

5. A intensidade dos exercícios deve ser reduzida quando a temperatura estiver alta.

Verdade. O calor pode gerar um superaquecimento do corpo, se os exercícios forem praticados de maneira intensa. Se a atividade for praticada em local refrigerado, a intensidade habitual deve ser mantida.

A hidratação é muito importante no calor. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados que a gestante deve ter no verão 

O verão exige alguns cuidados específicos com a saúde, já que nesse período os dias são mais quentes e o calor pode ser prejudicial. Cuidados com a proteção solar são essenciais, assim como hidratação e temperatura corporal. Fique de olho nos mitos e verdade da saúde no calor e tenha cuidados redobrados.

 

Top