Mitos e verdades sobre a mamadeira

O uso de mamadeiras para alimentar os bebês é um assunto ainda muito controverso em nosso meio. Apesar disso, esse utensílio ainda é muito…

O uso de mamadeiras para alimentar os bebês é um assunto ainda muito controverso em nosso meio. Apesar disso, esse utensílio ainda é muito utilizado pelas mamães. Conheça abaixo os mitos e verdades sobre a mamadeira.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a amamentação.

Cada bico de mamadeira influencia a sucção do bebê. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a mamadeira

1. Intercalar os lados ao fornecer a amamentação ajuda a estimular a musculatura facial do bebê.

Verdade. A melhor forma que a mãe tem de fornecer a mamadeira ao bebê é ficar atenta à posição. Além disso, é essencial que ocorra a alternância dos lados, durante as mamadas. Oferecer a mamadeira um lado de cada vez, ajuda a estimular os dois lados da face, proporcionando o crescimento facial de forma simétrica. A mamadeira também não deve ser oferecida à criança quando ela estiver deitada. Essa posição pode trazer grandes prejuízos à vida do pequeno, inclusive ser um fator predisponente às doenças da orofaringe e pulmonares.

2. Os bicos da mamadeira simulam o peito da mulher.

Mito. Independente do bico da mamadeira, ele não substitui o peito da mulher. No entanto, os que chegam mais próximo dessa função são os ortodônticos. Isso porque esse formato permite que os dentes se aproximem mais e que a língua fique mais elevada. Além disso, é ideal escolher corretamente o furo e o material do bico. Lembrando que os furos são adaptados a cada tipo de alimento.

Conheça os mitos e verdades sobre a mamadeira. (Foto: divulgação)

3. O material do bico da mamadeira influencia a sucção do bebê .

Verdade. Escolher o material do bico da mamadeira é muito importante. Existem dois tipos: o látex e o silicone. O primeiro é mais indicado para as crianças com menor força de sucção, por ser mais macio. Já o de silicone é mais firme e, por isso, está indicado para as crianças que possuem maior força de sucção.

Leia Também:  Grãos que ajudam a emagrecer e ter mais saúde

4. O tamanho e a quantidade dos furos na mamadeira influencia a mamada do bebê.

Verdade. Os furos das mamadeiras são adaptados a cada tipo de alimento. Por isso, é importante que o indivíduo escolha os tamanhos corretos, de modo que o bebê consiga realizar a força muscular adequada, assim como os movimentos corretos da língua. Isso tudo ajuda o pequeno a ter uma melhor coordenação entre a sucção, a deglutição e a respiração.

O uso da mamadeira é um assunto controverso. (Foto: divulgação)

A mamadeira é um assunto muito controverso em nosso meio. Ela é muito utilizada pelas mães devido a facilidade para fornecer o alimento ao pequeno. Após conhecer alguns mitos e verdades sobre a mamadeira, é ideal seguir os cuidados, de modo a evitar consequências para a saúde da criança.

Conheça alguns mitos e verdades sobre o desmame do bebê.

Top