Mitos e verdades sobre a cerveja

Os amantes da cerveja já ouviram muita coisa a seu respeito. Histórias que têm relação com a saúde humana, a estética ou mesmo com a qualidade do que se bebe aparecem aos montes. Tudo isso faz com que muitos acabem tomando a sua geladinha, com certo peso na consciência. Mas muitos mitos e verdades sobre a cerveja já foram esclarecidos por pessoas que entendem do assunto. Veja o que é verdade e o que é mentira sobre a loirinha gelada.

A cerveja ajuda a combater radiciais livres (Foto: Divulgação)

Verdades sobre a cerveja

Combate os radicais livres: a cerveja apresenta em sua composição substâncias chamadas Polifenóis. A sua principal ação é como antioxidante. Portanto, combate os radicais livres e toxinas. Isso ajuda a afastar o envelhecimento e diminui a carga de stress. Portanto, aquela sensação gostosa de relaxamento, ao tomar uma geladinha, não é só psicológica.

Cerveja clara é melhor do que a escura: isso depende do gosto de cada um, mas a cerveja clara contém maior concentração de polifenóis do que a escura.

Cerveja aumenta a barriga: qualquer líquido gaseificado pode aumentar o tamanho do estômago, quando consumido em excesso. A cerveja, que também contém gás, pode dilatar o estômago. Porém, a gordura abdominal, que é com que as pessoas mais se preocupam, pode surgir devido aos acompanhamentos da cerveja, que sempre vem com petiscos engordativos.

A cerveja engorda, se tomada em excesso, já que tem calorias (Foto: Divulgação)

Homem pode tomar mais cerveja do que a mulher: esta é uma verdade que não tem relação com a capacidade que cada pessoa tem de aguentar o teor de álcool. Existem muitas mulheres que tomam mais cerveja do que os homens. A questão é que o fígado feminino tem capacidade menor do que o masculino, em relação à saúde mesmo. O fígado do homem suporta o dobro.

A cerveja engorda, como um todo: verdade, pois ela contém calorias, como todas as outras coisas que bebemos ou comemos. Se consumida em excesso, irá fazer com que a pessoa engorde. A queima de calorias, com exercícios físicos, é essencial.

Mitos sobre a cerveja

Acompanhamentos podem fazer engordar, mais do que a própria cerveja (Foto: Divulgação)

O sabor da cerveja depende da qualidade da água: trata-se de um mito. Desde o século passado, a química moderna aplicada no tratamento da água descartou a relação entre esta e o sabor da cerveja.

Levedura da cerveja faz bem à saúde: não é verdade. Todas as substâncias benéficas da levedura não estão na cerveja. Além disso, o álcool da bebida faz mal à saúde. O ideal seria consumir o levedo de outra maneira, mas não na cervejinha.

A cerveja tira a vontade de comer doces: também é um mito. O líquido possui uma substância que controla a glicemia e a diabetes, porém, para que se atinja a concentração ideal para isso, a ponto de inibir a vontade de consumir doces, seria preciso uma quantidade muito grande de cerveja.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply