Editorial MDT 10/12/2011 Bem Estar

A cafeína nos deixa de bom humor

Conheça melhor os benefícios e os malefícios da bebida mais consumida no mundo!

O café é uma bebida muito apreciada pelos brasileiros, a partir disso surgiram alguns mitos sobre o que a substância que o compõe, a cafeína, pode trazer de consequências a nossas vidas. Vamos discutir aqui sobre algumas questões ainda não esclarecidas para você poder apreciar melhor essa bebida tão popular e gostosa.

A cafeína pode ocasionar desidratação?

Estudos passados demonstravam que a cafeína era diurética, ou seja, age no sistema nervoso central, contribuindo com o aumento das idas ao banheiro. Hoje, porém, foi descoberto que isso não é verdade. A cafeína ocasiona uma alteração no balanço hídrico da pessoa, como qualquer outro líquido ingerido em excesso.

A cafeína pode ocasionar problemas cardíacos?

A cafeína, quando consumida moderadamente, não traz malefícios ao organismo; porém como tudo em excesso é prejudicial em nossa vida. A cafeína pode acarretar, dentre de outras doenças, problemas cardíacos, principalmente por elevar os níveis da pressão arterial.

Existe alguma relação entre a cafeína e o câncer?

Antigamente existia o mito de que a cafeína pudesse ocasionar câncer, principalmente o de pâncreas. Porém, após estudos, descobriu-se que existem outros fatores relacionados ao desenvolvimento de tumores, incluindo o tabagismo. Como já foi mencionado, mesmo não existindo uma relação direta, não se deve abusar da bebida, pois seu excesso pode contribuir com a manifestação de outros tipos de câncer, como os de rins e de fígado.

O café aumenta a disposição física

A cafeína colabora com a perda de peso?

Mesmo sabendo que a cafeína acelera o metabolismo, foi comprovado, através de estudos, que o benefício da perda de peso não pode ser atribuído a ela. Em alguns casos, a ingestão em excesso pode causar aumento da massa corpórea.

A osteoporose pode ser desenvolvida pelo consumo de cafeína?

Mais uma boa notícia é que estudos atuais demonstraram que a cafeína não altera a absorção de cálcio, assim como não altera sua eliminação. Porém, é necessário estar atento ao controle da sua ingestão, assim como não esquecer de ingerir leite os seus derivados, para não ocasionar distúrbio de cálcio que pode desenvolver esse tipo de problema.

Existe algum benefício que pode ser atribuído ao consumo de cafeína?

  • A cafeína possui uma enorme capacidade em aumentar o humor, assim como estimular e aumentar o desenvolvimento físico e mental. Estudos demonstram que os consumidores dessa substância apresentam um melhor bem-estar, maior sensação de alegria, assim como se tornam mais sociáveis.
  • Colabora também no aumento da concentração, contribuindo com a melhora da capacidade de fazer atividades/tarefas complexas. Pode contribuir também com uma melhora na atenção e na memória.
  • Para os praticantes de atividades físicas, colabora no aumento da resistência em atividades aeróbicas e anaeróbicas, assim como diminui a percepção da dor e aumenta a capacidade de queimar gordura, em vez de carboidratos.

Depois de conhecer melhor as vantagens e desvantagens da cafeína, beba com moderação para ter apenas efeitos bons dessa substância.

O café possui bastante cafeína

Outros artigos

Ofertas De Passagens Aéreas Para BH

03/10/2014

Ofertas De Passagens Aéreas Para BH

Aproveitando as ofertas de passagens aéreas para BH, disponíveis regularmente, você pode ir à capital de Minas Gerais quando quiser e pagando tarifas bem mais barata...

Fotos e ideias para decorar sua piscina

24/06/2014

Fotos e ideias para decorar sua piscina

Muito requisitadas nas épocas de calor, como no verão, as piscinas podem ser utilizadas durante todo o ano, mesmo nos períodos mais frios, criando outros tipos de am...