Misturar remédios e toranja faz mal à saúde

Editorial MDT 02/12/2012 Bem Estar

A toranja é uma fruta cítrica também conhecida como “grapefruit”, nome em inglês. Segundo uma pesquisa realizada no Canadá, o número de remédios que pode fazer mal a saúde quando ingerido ou misturado com a toranja aumentou muito. Saiba mais sobre os perigos de misturar remédios e toranja.

A toranja é uma fruta cítrica. (Foto: divulgação)

Perigos da mistura de remédios com toranja

Uma pesquisa realizada pelo cientista David Bailey, do Instituto de Pesquisa em Saúde Lawson (de London, na província de Ontário), publicado recentemente na revista da Associação Médica Canadense, mostrou que mais de 85 tipos de medicamentos interagem com essa fruta. Muitos desses remédios são prescritos para transtornos médicos comuns.

A toranja bloqueia uma enzima natural do nosso corpo que destrói as substâncias ingeridas nos remédios. Em consequência desse efeito, quando os remédios caem na corrente sanguínea, eles estão mais fortes e isso pode causar uma overdose.

É preciso ficar atento para os efeitos da toranja com remédios. (Foto: divulgação)

Veja também frutas cítricas atuam no emagrecimento

Principais fármacos que interagem e possíveis efeitos adversos

Dentre os principais remédios (administrados por via oral) que podem interagir com a toranja estão:

  • Anticancerígenos;
  • Remédios para o coração;
  • Analgésicos;
  • Remédios para esquizofrenia.

Não é necessário ingerir grandes quantidades de toranja para que a associação faça efeito. Apenas um copo de suco da fruta com o medicamento pode causar efeitos colaterais graves, como:

  • Hemorragia gastrointestinal;
  • Insuficiência renal;
  • Problemas respiratórios;
  • Até morte súbita.

O cientista David, descobriu o vínculo tóxico da toranja com os remédios pela primeira vez há 20 anos. Porém, a quantidade de remédios que podem interagir com a fruta e fazer mal a saúde cresceram de 17 para 43, nos últimos quatro anos.

A toranja pode fazer mal a saúde quando consumida com outros medicamentos. (Foto: divulgação)

Veja também quais são os perigos da automedicação 

A problemática está no diagnóstico das interações. Os profissionais devem estar conscientes sobre os efeitos adversos da toranja com remédios, pois é pouco provável que o assunto seja investigado em casos de manifestações clínicas. O pesquisador disse ainda que é possível que outras frutas cítricas, como a laranja, produzam efeitos semelhantes, porém há poucos estudos sobre isso.

Outros artigos

Linha de Perfumes Calvin Klein

19/01/2011

Linha de Perfumes Calvin Klein

A Calvin Klein é uma das grandes marcas do mundo moderno. Você encontra os mais diferentes produtos fabricados pela mesma, como roupas, acessórios e os tão famos...

Como entrar no HOTMAIL | hotmail.com.br

10/06/2021

Como entrar no HOTMAIL | hotmail.com.br

Saiba como entrar hotmail direto para caixa de entrada. Veja como acessar o www.hotmail.com e aprenda a acessar seu email do Hotmail de maneira fácil e simples. Ensi...