Mistura de estampas na decoração: como fazer

Quem está preparando os móveis para casa ou decidiu mudar a decoração dos cômodos, quase sempre prefere escolher cores neutras. É claro que isso…

Quem está preparando os móveis para casa ou decidiu mudar a decoração dos cômodos, quase sempre prefere escolher cores neutras. É claro que isso não é nada errado, principalmente para quem tem preferência por um visual mais clean para a casa. Entretanto, a mistura de estampas na decoração é algo que tem sido cada vez mais usado e pode proporcionar ambientes aconchegantes, diferentes e divertidos. Veja como fazer isso, sem errar.

A semelhança entre as cores é o segredo da decoração com várias estampas (Foto: Divulgação)

Como combinar as estampas

Embora pareça uma tarefa difícil, combinar estampas diferentes na decoração não é tão complicado, assim. Geralmente, as pessoas que se dispõem a arriscar, o fazem misturando muitos tipos de desenho. Quando olhamos, até percebemos que se tratam de diferentes temas, mas também sentimos uma harmonia visual. O segredo para isso? Investir em cores que se assemelham ou que tenham relação, de acordo com as famílias de tons. Na imagem acima, por exemplo, repare que a estampa das almofadas é diferente do desenho do tapete. Acontece que algumas cores foram escolhidas para fazer parte dos dois temas. O branco e o azul são os que mais se destacam e estão no tapete, na almofada e se repetem no sofá e nas cadeiras. Agora, veja a próxima imagem, onde há misturas mais ousadas de estampas:

Muitas estampas, em perfeito equilíbrio (Foto: Divulgação)

Observamos, acima, uma mistura de várias estampas na decoração. Embora muitas cores estejam presentes (se analisarmos bem), vemos que predominam os tons de azul e vermelho, embora eles apareçam em desenhos que, aparentemente, nada têm entre si. Existem, neste quarto, seis estampas diferentes! O papel de parede tem estampa muito semelhante à da cabeceira da cama (nas duas, predomina o azul, que combina com o lustre e com a cortina em azul mais suave). A poltrona e os abajures têm o mesmo tema (onde predomina o vermelho, que combina com a cortina e os móveis) que também combinam com as cores mais suaves do divã. Não importa a quantidade de estampas. É preciso distribuir as cores semelhantes, de forma equilibrada, em móveis e objetos.

Leia Também:  Luvas: dicas, como usar

Estampas de animal na decoração

Mescla de estampas de animal na decoração (Foto: Divulgação)

Muito usadas, as estampas de animal na decoração são um luxo só. Elas também podem ser combinadas, entre si. Na imagem acima, vemos dois desenhos diferentes. O decorador optou por manter a cadeira, as almofadas e os objetos menores com a mesma estampa. As gavetas, no entanto, combinam com os tons da estampa do tapete, que é de outro animal. Esta mesma família de cores está na parede e termina no enorme puff, que não chega a ser branco, mas sim um bege bem claro, que faz parte do grupo de tons.

Este é o jogo básico de cores para decorar com estampas diferentes. Basta escolher as que mais lhe agradam e distribui-las, de forma equilibrada.

Veja alguns temas que têm tudo a ver com o frio: Decoração: estampas que combinam com o inverno

Aprenda a combinar cores: Como combinar cores na decoração

Top