Mistura de cores berrantes na decoração

As cores berrantes estão sendo cada vez mais exploradas pela decoração, especialmente no que diz respeito à mistura de tons para deixar os ambientes…

Por Isabella Moretti em 06/12/2011

As cores berrantes estão sendo cada vez mais exploradas pela decoração, especialmente no que diz respeito à mistura de tons para deixar os ambientes mais vivos. As tendências apostam em um estilo descontraído, ousado e que não abandona as propostas de montar uma atmosfera charmosa.

A decoração com cores berrantes é indicada principalmente para quem cansou do minimalismo tão defendido no estilo contemporâneo. Nesse aspecto, a suavidade do clean sede espaço para uma invasão de cores que se afinam até mesmo com as tendências da moda. O uso das cores na hora de decorar aparece como uma forma de expressão, um meio de reforçar a identidade visual de cada ambiente.

Alguns decoradores já cansaram do nude e investem com tudo no contraste das cores para personalizar os ambientes residenciais. A ideia não consiste em ser atemporal ou suave, a ponto de facilitar as combinações, a onda da vez é mesmo vibrar com as cores e estampas em cômodos como sala, cozinha, quarto, banheiro, hall de entrada e sala.

O uso de tonalidades fortes na decoração pode soar em alguns casos como exagero, por isso a necessidade de ter alguns cuidados. Em primeiro lugar valorize as cores contrastantes, apostando na constância de cor fria + cor quente. Essa mistura pode estar evidente nos móveis, revestimento ou objetos.

Estampas e cores nos ambientes

Um cômodo pode até ter todas as suas paredes brancas, mas os acessórios e móveis acabam sendo responsáveis por inserir o colorido. Por exemplo, numa sala monocromática, os sofás, poltronas, almofadas e tapetes podem trabalhar com cores vibrantes. Lembrando que as peças artesanais que exploram as estampas são sempre bem-vindas nessa proposta de decoração.

Quem não quer extrapolar com as mudanças deve agir sutilmente, através da introdução de uma nova cor em uma das paredes ou mesmo textura. Esse tipo de aposta é interessante para romper a monotonia da decoração e está super em alta.

Color blocking

Traduzido ao pé da letra, color blocking significa blocos de cor. Trata-se de uma tendência que buscou inspiração nas passarelas e aos poucos está invadindo as casas dos brasileiros. A ideia tem como finalidade mesclar as cores para deixar os ambientes mais alegres, tomando cuidado, é claro, com o tamanho de cada cômodo antes de fazer as mudanças.

As cores são grandes indicadoras de personalidade e conseguem transmitir mensagens. Caso a intenção seja montar ambientes de descanso, recomenda-se trabalhar com cores mais leves. Mas, se a proposta for intimista e charmosa, vale trabalhar com cores vibrantes como vermelho, amarelo ou laranja.

Top