Miosite: causas, sintomas, tratamento

Miosite: causas, sintomas, tratamento

A miosite é um problema muscular que pode ser desencadeado por diversos fatores. Ela pode afetar praticamente todas as partes do corpo, provocando sintomas…

Por Editorial MDT em 27/09/2013

A miosite é um problema muscular que pode ser desencadeado por diversos fatores. Ela pode afetar praticamente todas as partes do corpo, provocando sintomas bastante desagradáveis e que podem prejudicar a qualidade de vida de muitas pessoas. Fique por dentro do assunto e conheça as causas, sintomas e tratamento da miosite.

A miosite é um problema que pode afetar qualquer parte do corpo. (Foto: divulgação)

O que é miosite

Miosite é uma doença em que ocorre uma inflamação da musculatura de qualquer região do corpo. Em alguns casos o processo pode ser tão intenso ou duradouro a ponto de resultar em degeneração progressiva dos tecidos, causando uma significativa perda da massa muscular.

Causas de miosite

O problema pode ser desencadeado por inúmeros fatores, e por isso é fundamental que todo portador do problema seja submetido a uma minuciosa investigação médica. As principais causas de miosite são:

  • Trauma muscular;
  • Infecções bacterianas ou virais;
  • Doenças autoimunes;
  • Uso de certos medicamentos;
  • Esforço físico excessivo.

O uso de analgésicos e anti-inflamatórios é o tratamento inicial. (Foto: divulgação)

Principais sintomas

Essa doença é capaz de prejudicar bastante a qualidade de vida, e os principais sintomas de miosite costumam ser facilmente percebidos. As queixas mais comuns são:

  • Indisposição e dor mediante a realização de qualquer tipo de atividade física;
  • Perda da força muscular na região afetada;
  • Dificuldade de realizar movimentos simples, como subir escadas, levantar os braços, levantar de uma posição sentada e até mesmo caminhar;
  • Casos mais graves podem cursar com dificuldade para deglutir os alimentos e até mesmo para respirar.

Tratamento

Infelizmente ainda não existe cura para a miosite, mas com a intervenção adequada é possível tratar os sintomas da doença e permitir que o paciente leve uma vida o mais próximo possível da normalidade.

Para melhores resultados a abordagem deve ser multiprofissional. Entre as principais opções de tratamento está incluído o uso de medicação específica, como os imunossupressores, corticoides e anti-inflamatórios, que podem ser associados à realização de fisioterapia de reabilitação, que ajuda o indivíduo a manter a flexibilidade, resistência e tônus muscular. A abordagem costuma variar conforme o fator envolvido na causa do problema, mas pode durar ao longo de muito tempo.

A fisioterapia ajuda a prevenir perda muscular importante. (Foto: divulgação)

A miosite é um problema muscular altamente incapacitante, que pode ocorrer em consequência de diversos fatores. É muito importante saber identificar o problema precocemente e não deixar de procurar auxílio médico para instituir o tratamento adequado e uma investigação minuciosa.

Top