Mini-horta aromática em panela: como fazer

Os benefícios dos temperos à saúde são inegáveis. Porém, muitas vezes por falta de tempo para sair comprá-los, ou por não encontrá-los em todos…

Os benefícios dos temperos à saúde são inegáveis. Porém, muitas vezes por falta de tempo para sair comprá-los, ou por não encontrá-los em todos os lugares, acabamos nos esquecendo de usá-los, na culinária do dia a dia. As ervas aromáticas, além de fazerem bem ao nosso corpo, ainda dão sabor e perfume especial à comida. Então, que tal ter várias delas, ao seu alcance, todos os dias? A ideia, aqui, é montar uma mini-horta aromática em panela. Assim, você pode cultivar seus temperos e ainda decorar a cozinha.

Temperos dão sabor e perfume à comida e ainda decoram a cozinha, em panelas e outros utensílios bonitos (Foto: Divulgação)

Materiais necessários para a mini-horta aromática

Primeiramente, você deverá escolher quais serão os temperos de sua cozinha. Em grandes supermercados, é fácil encontrar vasinhos prontos de manjericão, salsinha, cebolinha, pimenta, sálvia, alfavaca, manjerona, etc. Escolha quais deles você deseja ter na culinária diária. Vale lembrar que as suas escolhas deverão caber dentro da panela escolhida!

Escolha, agora, uma panela bonita. Pode ser uma da qual você se enjoou ou que se estragou, por qualquer motivo. Você também pode comprar uma unidade, bem barata. Uma dica é pintá-las, por fora, com uma cor que combine com sua cozinha.

Agora, escolha entre as duas opções: ou você acomoda todos os vasinhos dentro da panela ou opta por plantar todos eles, no recipiente, diretamente na terra. Vamos mostrar como fazer isso, caso esse seja o seu desejo. Mas vale lembrar que será preciso fazer furinhos, no fundo da panela, para que a água de rega dos vasinhos aromáticos seja escoada.

Deve-se ter cuidado, ao retirar a planta do vasinho (Foto: Divulgação)

Providencie: terra preta, argila expandida e manta de bidim. A argila e a manta irão ajudar a drenar a água de rega. Assim, ela sairá mais limpa, sem a cor escura da terra.

Continuar Lendo  Maquiagem para casamento na praia

Como montar a mini-horta aromática

– coloque uma camada de 5 cm de argila expandida, no fundo da panela;

– corte a manta de bidim e cubra, com ela, a camada de argila (que deve ficar inteiramente coberta);

– coloque a terra preta (aproximadamente 15 cm)

– com a ajuda de uma faca, corte as laterais do vasinho (entre a terra e o plástico), para que a raiz e a terra da plantinha se descolem do vaso;

– com muito cuidado, retire o torrão do vasinho;

– transfira-os para a panela, deixando 5 cm de distância, entre eles;

– preencha os espaços vazios com terra, apertando um pouco, para que ela fique levemente compactada e dê firmeza às plantinhas.

Mini-horta graciosa, com temperos ao alcance (Foto: Divulgação)

Esta mini-horta caseira pode ser feita em qualquer recipiente. Há muitas pessoas, inclusive, que aproveitam bacias de alumínio antigas e furadas, plantando nelas os temperos. O interessante é que você poderá transportá-las para onde desejar. A panela, se bonita e enfeitada, ainda ajuda a decorar a cozinha.

É importante frisar que estas plantinhas não podem ficar, durante muito tempo, ao sol. É ideal que elas recebam luz, na parte da manhã. Ao regá-las, não exagere. Suas raízes não podem ficar encharcadas. Você também pode apenas pulverizar água, usando um borrifador.

Top