Milagres envolvendo o Papa João Paulo II

Milagres envolvendo o Papa João Paulo II

Na última terça-feira, 2 de julho, os cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos realizaram a aprovação do segundo milagre creditado…

Por Élida Santos em 03/07/2013

Na última terça-feira, 2 de julho, os cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos realizaram a aprovação do segundo milagre creditado a intercessão de João Paulo II. Essa notícia revela que o Papa falecido em 2005 deve ser proclamado santo.

Papa João Paulo II será canonizado (Foto: Divulgação)

Para que João Paulo II receba oficialmente o título de santo é necessário que o Papa Francisco promulgue o decreto pelo qual se reconhece esse milagre, que abre caminho para a canonização, que pode acontecer em dezembro desse ano. A data certa da cerimônia deve ser definida em um conselho de cardeais.

Milagres de João Paulo Segundo

No dia 18 de junho, a comissão teológica da Congregação para a Causa dos Santos deu o seu primeiro sinal positivo para o segundo milagre de João Paulo II ser reconhecido. Até o momento, o que sabe-se de fato sobre essa benção, é que ela aconteceu com uma mulher italiana que tinha um câncer. A doença teve um recuo inexplicável para a ciência em 1º de maio de 2011, mesmo dia da beatificação de Karol Wojtyla.

O primeiro milagre de João Paulo II, que o levou a beatificação,  aconteceu com a freira francesa Marie Simon Pierre, que se curou de mal de Parkinson graças aos pedidos realizados ao Papa falecido.

João Paulo II realizou um segundo milagre (Foto: Divulgação)

Processo que deve tornar João Paulo II Santo

O caminho trilhado por João Paulo II rumo à santidade tem várias etapas: a primeira delas é a de ser proclamado venerável servo de Deus, a segunda, beato, e a terceira, santo. Venerável Servo de Deus é o título que uma pessoa falecida leva por ter em vida seguido as doutrinas cristã e vivido com muita virtude.

Para que um venerável seja beatificado é preciso que ele tenha o crédito de um milagre por sua intercessão. Depois disso, vem a canonização, etapa em que João Paulo está, que é quando  um segundo milagre acontece. Esse segundo milagre deve ocorrer depois da beatificação.

Durante os funerais de João Paulo II a população gritou “santo subito”. Bento XVI, Papa que renunciou ao pontificado e sucessor de João Paulo II, autorizou a análise de suas virtudes e de sua obra para que o Papa que ficou 27 anos a frente da Igreja Católica fosse declarado bem-aventurado.

Top