Método da tabelinha: como funciona

Método da tabelinha: como funciona

A tabelinha é um dos métodos anticoncepcionais mais utilizados pelas mulheres. No entanto, para que ele seja eficiente, a mulher deve ter um ciclo…

Por Editorial MDT em 27/08/2012

A tabelinha é um dos métodos anticoncepcionais mais utilizados pelas mulheres. No entanto, para que ele seja eficiente, a mulher deve ter um ciclo menstrual regular, o qual mude a cada 28 dias. Para que você conheça como funciona o método da tabelinha, separamos algumas informações.

Entenda o período fértil da mulher sem complicação de de forma bem detalhada.

Entenda como funciona o método da tabelinha. (Foto: divulgação)

O significado da tabelinha

 A tabelinha é um método anticoncepcional que leva em consideração o dia mais provável que a mulher irá ovular, ou seja, o dia em que ocorre a liberação do óvulo pelo ovário. Durante essa fase, podemos afirmar que a mulher se encontra no período fértil. Assim, nesses dias, ela apresenta chances muito maiores de engravidar.

Compreendendo o método

 Antes de realizar o método da tabelinha, é preciso que a mulher conheça seu ciclo menstrual. Caso ela apresente um ciclo regular, em torno de 28 dias, ela deve evitar realizar relações sexuais no período da ovulação, ou seja, no 14º dia após o primeiro dia de sangramento.

Mesmo realizando um cálculo adequado, é necessário que a mulher leve em conta uma margem de segurança. Ou seja, é ideal que ela evite ter relações sexuais cinco dias antes e cinco depois da data provável da menstruação, por existir um grande risco de ocorrer gravidez. No entanto, as chances se tornam menores após esse período. Vale ressaltar que a tabelinha não é um método seguro para evitar filhos.

Saiba como aumentar as chances de engravidar.

A tabelinha não é um método seguro para evitar gestação. (Foto: divulgação)

Tabelinha passo a passo

Separamos abaixo algumas informações sobre como realizar o método da tabelinha de maneira correta:

  • Primeiramente, conte os dias entre o seu primeiro dia de menstruação (início do ciclo) e o dia anterior ao dia da menstruação seguinte, ou seja, último dia do ciclo. Como as mulheres apresentam ciclo menstrual diferente, o cálculo pode ter como resultado 26, 28 ou 32 dias;
  • Depois, divida o número de dias de ciclo menstrual por dois. Isso porque o período fértil, geralmente, ocorre na metade do ciclo, Lembrando que o dia da ovulação corresponde ao dia fértil;
  • No primeiro dia que ocorrer a menstruação, some o número de dias referentes à metade do seu ciclo menstrual para conhecer qual o seu dia fértil;
  • Após reconhecer o seu ciclo, marque no calendário os dias correspondentes ao período fértil.

Confira mais dicas de como fazer o método da tabelinha do período fértil.

A tabelinha não substitui a camisinha na prevenção de DSTs. (Foto: divulgação)

Algumas mulheres utilizam a tabelinha como método anticoncepcional. No entanto, é preciso conhecer o ciclo menstrual antes de iniciar sua prática. Porém, é essencial ressaltar que esse método não previne o contato com doenças sexualmente transmissíveis.

Top