Estudar na Unicamp exige muita dedicação (Foto: Divulgação)
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é administrada pelo Governo do Estado de São Paulo, oferecendo para seus alunos graduações, pós-graduações, mestrados, doutorados e cursos de extensão. Todos os anos processos de seleção são abertos para a escolha de novos estudantes, que passarão a frequentar as salas de aulas da instituição.
No caso do mestrado, é preciso ter ao menos conhecimento de uma língua estrangeira, como por exemplo, o inglês, pois a avaliação será realizada nessa linguagem. Também será necessário passar por uma entrevista. Além disso, a pessoa deverá entregar uma dissertação, com sua linha de pesquisa detalhada nas normas da ABNT. Diante dessas fases do procedimento de seleção serão escolhidas as pessoas que cursarão o curso de pós-graduação stricto sensu na universidade.
A Unicamp é uma das instituições mais renomadas (Foto: Divulgação)
Durante o período de 24 meses o aluno aprovado será orientado por um professor-doutor para o desenvolvimento de suas pesquisas. Algumas disciplinas serão exigidas pela universidade, e relatórios serão entreguem ao orientador de tempos e tempos. No fim da pós-graduação stricto sensu uma banca formada por três professores-mestres, além do que auxiliou o estudante durante o curso vai julgar se o trabalho está satisfatório.
Para isso, o candidato a mestre terá que entregar uma dissertação fundamentada e de acordo com as regras determinadas pela instituição de ensino. Por meio desse documento, e de sua desenvoltura na apresentação dos fatos, que o título em questão será concedido ou não. Uma colação na Unicamp é muito concorrida, por isso é preciso muita dedicação, antes de durante a especialização. Para mais informações acesse o portal eletrônico da instituição.