Mestrados Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável por aprovar os cursos de pós-graduação nas universidades brasileiras. Ela mantém vínculo…

Por Isabella Moretti em 02/02/2012

A CAPES é responsável por aprovar a pós-graduação stricto sensu no Brasil.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável por aprovar os cursos de pós-graduação nas universidades brasileiras. Ela mantém vínculo com o MEC e tem como principal objetivo aumentar o conhecimento tecnológico e científico do país. O CAPES desempenha ainda o papel de criar políticas que regem a formação.

Desde a década de 50 a CAPES trabalha em função de melhorar a bagagem acadêmica do Brasil, ou seja, investe e estimula diferentes níveis de especialização. A Coordenação evoluiu a sua proposta ao longo do tempo e traçou parceria com grandes instituições de ensino superior.

Os cursos dos programas de pós-graduação stricto sensu se consolidaram em todos os estados brasileiros, garantindo a formação de mestre e doutores de diferentes áreas. O compromisso da CAPES evolui e foi reestruturado diante do panorama da educação. Graças ao trabalho da coordenação, o número de pesquisadores, cientistas e especialistas está aumentando no país.

Hoje, além de investir na pós stricto sensu, a CAPES também se responsabiliza pela especialização de professores para a educação básica.

Como funciona o Mestrado Capes?

O mestrado dura em média dois anos e recebe apoio da CAPES para as pesquisas.

Um Mestrado só apresenta credibilidade no Brasil quando recebe a aprovação do CAPES. Os meios de avaliação adotados são bem criteriosos e levam em conta o preparo da universidade para desenvolver o curso que ela propõe.

Logo após a graduação, o profissional pode escolher um tema para iniciar o mestrado acadêmico. Os cursos que correspondem à modalidade duram em média dois anos e o mestrando pode solicitar bolsa-auxílio junto a CAPES caso tenha dificuldades financeiras para se manter. A coordenação também garante outras formas de apoio para os estudos como professor-pesquisador.

A CAPES apoia as pesquisas desenvolvidas pelas universidades públicas e particulares, desde que o Mestrado se enquadre nos seus critérios. Outro compromisso firmado pela coordenação é de fazer o acompanhamento dos cursos a cada três anos, certificando a qualidade dos cursos por meio de avaliações.

Informações para contato

Para esclarecer dúvidas ou conhecer os programas de pós-graduação autorizados pela CAPES, basta entrar em contato. O endereço da sede em Brasília (DF): Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, CEP 70040-020. O telefone disponibilizado para maiores informações é o 0800 616161.

Acesse também o site da CAPES, no qual é possível encontrar uma avaliação de todos os cursos de mestrados do país.

 

Top