Mestrado UNB

  Os cursos de pós-graduação stricto sensu são os de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissionalizante e Doutorado. O Mestrado é o primeiro nível de pós-graduação…

Por Élida Santos em 09/02/2012

 

A insituição promove 66 cursos de mestrado (Foto: Divulgação)

Os cursos de pós-graduação stricto sensu são os de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissionalizante e Doutorado. O Mestrado é o primeiro nível de pós-graduação stricto sensu  que existe no Brasil. Na Universidade de Brasília (UNB), as primeiras teses nessas áreas foram defendidas em 1960, primeiros anos de funcionamento da instituição. Porém, oficialmente, a pós-graduação teve início somente em 1969, com a inauguração do Mestrado Acadêmico em Física.

No ano seguinte, os estudantes passaram a contar também com o curso de Sociologia, e em 1971, chegou a vez da Matemática. Entre 1969 e 1980, o número de Mestrados promovidos pela UnB saltou de um para 23. Em 1998 surgiu mais uma novidade no segmento para integrar a grade de cursos da universidade: o Mestrado Profissionalizante. Ele tem como intuito principal integrar ensino e pesquisa de maneira mais flexível e se propõe a formar profissionais competentes para o mercado de trabalho. Atualmente, a Universidade de Brasília conta com 66 cursos de Mestrado.

Os interessados em um dos cursos devem entrar em contato com a insituição (Foto: Divulgação)

Confira abaixo os cursos de pós-graduação stricto sensu promovidos pela instituição: Arte; Estudos da Tradução; Linguística; Linguística Aplicada; Literatura; Música em Contexto; Agronegócios; Agronomia; Ciências Animais; Ciências Florestais; Fitopatologia; Residência Médico Veterinária; Saúde Animal; Biologia Animal; Biologia Molecular; Biologia Microbiana; Botânica; Ecologia; Bioética; Ciências; Ciências da Saúde; Educação Física; Enfermagem; Medicina Tropical; Nutrição Humana; Patologia Molecular; Saúde Coletiva; Tecnologias Química e Biológica; Ensino de Ciências; Estatística; Física; Geociências Aplicadas; Geologia; Informática; Matemática; Química; Integridade de Materiais da Engenharia; Engenharia Biomédica;  Ciências Mecânicas; Engenharia Elétrica; Estruturas e Construção Civil; Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação; Geotecnia; Sistemas Mecatrônicos; Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos; Transportes; Administração; Antropologia; Arquitetura e Urbanismo; Ciência Política; Ciências Contábeis; Ciência da Informação; Ciências do Comportamento; Comunicação; Direito; Economia; Mestrado Profissional em Economia; Educação; Mestrado Profissional em Educação; Estudos Comparados Sobre as Américas; Filosofia; Geografia; História; Política Social; Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde; Psicologia Clínica e Cultura; Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações; Regulação e Gestão de Negócios – Mestrado Profissional; Relações Internacionais; Sociologia; Turismo; Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural; Pró-Ensino na Saúde; Ciências e Tecnologias em Saúde; Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional; Ciências de Materiais e Desenvolvimento Sustentável.

Para ter mais informações acesse o portal eletrônico da instituição http://www.unb.br.

Top