Mestrado em veterinária

Para quem pretende se especializar na área de medicina veterinária e já possui um diploma de graduação, o mestrado é o primeiro passo para…

Por Élida Santos em 08/02/2012

A Unipe fornece mestrado em veterinária (Foto: Divulgação)

Para quem pretende se especializar na área de medicina veterinária e já possui um diploma de graduação, o mestrado é o primeiro passo para alcançar um espaço ainda maior no mercado de trabalho. Muitas instituições de ensino fornecem esse tipo de curso de pós-graduação stricto sensu. A Universidade Paulista (Unip), por exemplo, está com processo seletivo em aberto para o curso de mestrado em medicina veterinária. Os interessados devem acessar o site da instituição de ensino superior (http://www.unip.br) e efetuar a inscrição até do dia 29 de fevereiro.

Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), você encontra a especialização depois de graduado, no nível stricto sensu em medicina veterinária. Esse curso visa à formação de pessoas para o magistério e para a pesquisa, por meio de aulas teóricas e práticas que representam o aprofundamento de conhecimento nessa área. Para mais informações referente ao curso e o novo período de matrícula acesse http://www.vet.ufmg.br.

Universidade Federal Fluminense também promove mestrados na área de veterinária (Foto: Divulgação)

Outro local que promove cursos na área é a Universidade Federal Fluminense (UFF). No portal eletrônico http://www.uff.br você encontra o Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal, que tem como objetivo principal a preparação de docentes e pesquisadores para que possam atuar em instituições de ensino e pesquisa, além do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura e das Secretarias Estaduais e Municipais de Agricultura e Saúde. Todos os anos a universidade realiza processo de seleção para curso. Para mais informações acesse http://www.uff.br.

O mestrado ajuda no desenvolvimento profissional (Foto: Divulgação)

Na maioria das instituições de ensino superior que promovem esse tipo de especialização o processo de escolha dos alunos, integrantes das turmas de estudantes, que geralmente possui duração de 12 meses, é composto por uma entrevista e uma avaliação escrita, onde a pessoa terá que mostrar qual será sua linha de pesquisa durante o mestrado. Se aceita, um doutor (estudioso que possui doutorado) vai acompanhar seu projeto no decorrer dos dois anos de pós-graduação stricto sensu. Cabe ao candidato analisar qual linha de especialização irá seguir dentro da veterinária e escolher a instituição de ensino na qual deseja estudar, depois é só se aplicar para ser aprovado no processo de seleção.

Top