Mestrado em Saúde Coletiva, Onde fazer

O curso de saúde coletiva tem como foco principal a população. São usadas as técnicas e os conhecimentos adquiridos para levar à população uma…

O curso de saúde coletiva tem como foco principal a população. São usadas as técnicas e os conhecimentos adquiridos para levar à população uma melhoria na saúde, esta feita através de uma intervenção. A pessoa que é formada em Saúde Coletiva dirige, planeja, administra e supervisiona as políticas sociais de saúde dos órgãos públicos ou privados. Pesquisa e propõe resultados para os males ambientais, como a água suja e a poluição do ar. Avalia os serviços de saúde. Pode trabalhar também em educação em saúde, vigilância sanitária ou no terceiro setor.

É um ótimo trabalho poder avaliar como anda a saúde pública e interferir nisso. Há grandes expectativas para essa profissão. O profissional estará envolvido na formulação de políticas sociais e também na administração de unidades de saúde. Esses profissionais também podem atuar em empresas de seguro – saúde e organizações médicas. Os lugares que tem mais lugar para os profissionais são nas capitais, região Sul e Sudeste.

Há três áreas que a pessoa que optar por saúde coletiva poderá atuar: auditoria, promoção de saúde e supervisão. Na auditoria, é preciso avaliar e produzir diagnósticos a respeito das ações que serão realizadas nos serviços e unidades de saúde de um município ou localidade. Na promoção de saúde, terá que planejar e por em prática ações que tenham como objetivo a melhoria das condições de saúde da população. Na supervisão, será necessário coordenar e administrar unidades e centros de saúde.

A Pós-graduação em saúde coletiva é muito procurada. Alguns lugares onde este curso pode ser encontrado: na UEL – Universidade Estadual de Londrina, o aluno deve fazer sua rematrícula todo semestre nos prazos e épocas fixados até a obtenção do título de mestre ou doutor; na Instituto de Saúde Coletiva – UFBA, Programação de Pós – Graduação em Saúde Coletiva– UFMA, IESC – Universidade Federal do Rio de Janeiro,Universidade Estadual de Feira de Santana, PPGSC – Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina – Universidade Federal do Ceará, entre outros.

Leia Também:  Pós-graduação a Distância 2010 FURB: Sapience Educacional

Onde fazer mestrado em saúde coletiva: muitas universidades oferecem esta possibilidade. Como por exemplo, a Universidade de Fortaleza, com o preço a consultar, pois é preciso preencher um formulário para saber o preço do curso; a Unifor onde há 28 vagas e com o tempo de duração de dois anos; No site da Católica Unisantos, estão apenas dando informações sobre o quais são os coordenadores do curso, horário de funcionamento, telefones para contato, entre outras coisas. Mas não informam o número de vagas; na ISC – UFBA, o curso tem duração de 24 meses (dois anos), tem vinte vagas nacionais e quatro para alunos estrangeiros, possui um número limitado de bolsas, mas não informa qual é esse número.

Como a saúde está precária em algumas regiões do Brasil, o mercado de trabalho precisa de profissionais na área de Saúde Coletiva para ajudar a população com ações para que tenham uma saúde melhor, sem água poluída que pode contaminar as pessoas, ajudar a melhorar a questão da poluição, principalmente por causa das crianças e idosos. Se cada pessoa que estiver neste curso for um excelente profissional, algumas coisas poderão ser mudadas e isso fará com que melhore a vida de muitas pessoas. Se você fizer parte dessa mudança, será muito gratificante.

Se você já conclui a sua faculdade e pretende se especializar e crescer profissionalmente, faça Pós – Graduação ou Mestrado, pois só assim você será um grande profissional e irá fazer as coisas cada vez melhores, será valorizado no seu meio social e ainda irá melhorar a vida de muitas pessoas.

Top