Mestrado em meio ambiente

Ser sustentável é algo que muitas empresas e pessoas almejam. O tema, associado aos cuidados com o meio ambiente, faz parte da filosofia de…

Com o meio está em alta, por isso se qualifique (Foto: Divulgação)

Ser sustentável é algo que muitas empresas e pessoas almejam. O tema, associado aos cuidados com o meio ambiente, faz parte da filosofia de vida de muitos e da estratégia econômica de outros, como por exemplo, empresas, que investem cada vez mais no setor. Por esse motivo, graduações, mestrados e doutorados no segmento estão sendo cada vez mais procurados, como forma de qualificação. A primeira etapa de estudo é o curso superior, mas para quem se aprofundar em determinado campo de estudo o mestrado é o primeiro passo.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é uma das instituições de ensino superior que promovem esse tipo de qualificação. O curso de Desenvolvimento e Meio Ambiente tem duração de 24 meses. No site http://www.ufpi.br quem se candidatou a uma das vagas em aberto, já participou do processo de seleção, composto por prova e entrevista, e que teve a dissertação que expõe a pesquisa que será desenvolvida no decorrer desses dois anos, aceita pela comissão examinadora, pode conferir os procedimentos de matrícula.

É necessário estudar muito para concluir o curso de mestrado (Foto: Divulgação)

Outro local que promove o curso na área de meio ambiente é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O Curso de Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental, tem como intuito qualificar profissionais de diferentes áreas de formação para que possam atuar na investigação e na busca de soluções de questões tecnológicas ambientais de caráter empresarial, regional e nacional, proporcionando a sua inserção no mercado de trabalho, que exige sempre mão de obra qualificada, tanto em órgãos públicos como em empresas privadas, além de áreas acadêmicas no ramo do ensino e pesquisa. A seleção ocorre uma vez no ano e em 2012 já aconteceu, por isso, fique atento para não perder essa oportunidade novamente, acesso o portal eletrônico da instituição periodicamente.

Leia Também:  Mudanças na Prova do Enem

Como funciona o mestrado?

As aulas no segmento são ministradas por professores-doutores, sendo que cada estudante será assistido por um profissional ligado a universidade. Os cursos possuem duração de 24 meses e o aluno terá que frequentar disciplinas avançadas, que fazem parte da grade curricular da pós-graduação stricto sensu. Também é preciso ler muitos livros técnicos e textos científicos, que serão usados como base da dissertação de fundamentação da pesquisa. No final do curso uma banca irá avaliar se o aluno desenvolveu um bom trabalho, de maneira autônoma, e se há condições de prosseguir com o estudo. Se aprovado, terá o título de mestre.

Conheça também os cursos online na área de meio ambiente

Top