Mestrado em Jornalismo

O jornalista é o profissional da comunicação que tem como função disseminar a informação por meio de jornais, rádios, revistas, televisões e plataformas online.…

Por Élida Santos em 10/02/2012

A Funiber oferece Mestrado em Comunicação (Foto: Divulgação)

O jornalista é o profissional da comunicação que tem como função disseminar a informação por meio de jornais, rádios, revistas, televisões e plataformas online. A profissão exige a prática de coletar informações, averiguar os fatos, organizar os dados em formato de texto ou audiovisual e publicá-lo. O jornalista também tem uma função importante nas assessorias de imprensa, onde trabalha em prol da imagem de seus clientes diante da impressa. Nesse caso é necessário buscar fatos de interesse público, que possam ser noticiados pelos veículos de comunicação, mas que também sejam interessantes para a companhia em que trabalha, além de ser o elo de ligação entre uma organização e a mídia em geral.

Depois da graduação o próximo passo é o Mestrado (Foto: Divulgação)

A pessoa com graduação em Jornalismo pode atuar em muitos setores, tendo funções variadas, inclusive lecionando em universidades. No entanto, para seguir uma carreira acadêmica plena é preciso realizar um curso de pós-graduação stricto sensu, que tem como primeiro nível o Mestrado. Para saber todas as instituições de Ensino Superior que promovem esse curso na área de Jornalismo acesse o site www.capes.gov.br. O CAPES é órgão que regulamenta todos os Mestrados e Doutorados do Brasil, além de distribuir bolsas de estudos em parceria com universidades.

O Mestrado qualifica os profissionais para a carreira acadêmica (Foto: DIvulgação)

Entre as instituições que promovem pós-graduação stricto sensu nessa área está a Funiber (Fundação Universitária Iberoamericana), que oferece Mestrado de Comunicação com Especialização em Jornalismo (à distância). Ao todo serão 24 disciplinas, além do projeto de pesquisa que o estudante deverá desenvolver. No decorrer de dois anos, os alunos terão de trabalhar com assuntos como a revisão de conceitos da comunicação e o potencial e a capacidade da comunicação em ambientes de mudança. As aulas também terão como temática métodos para o profissional atuar na formação de novos jornalistas. A universidade também oferece o Mestrado em Comunicação com Especialização em Audiovisual e Multimídia, tendo algumas alterações na grade. Para se informar sobre o período de matrícula e datas em que a seleção acontecerá acesse o site www.funiber.org.br.

Top