Mestrado em História grátis – onde cursar, informações

Todos os dias milhares de estudantes aprendem sobre a história do Brasil e do mundo, onde as grandes revoluções e movimentos que possibilitaram os…

Por Élida Santos em 26/01/2012

Para ser um professor de história é preciso se especializar (Foto: Divulgação)

Todos os dias milhares de estudantes aprendem sobre a história do Brasil e do mundo, onde as grandes revoluções e movimentos que possibilitaram os regimes políticos existentes são vistos e explicados, de modo que algumas situações atuais passam a ser entendidas. Para dar aula dessa disciplina é necessário ao menos uma graduação que lhe forneça título de licenciatura em História, porém, se houver interesse em se especializar em um campo mais restrito, é preciso realizar ao menos um mestrado ou doutorado.

O problema é que mesmo em instituições públicas o curso de pós-graduação possui um custo, que nem sempre é viável para o profissional desembolsar mensalmente.  Para dar oportunidade as pessoas que querem continuar a se especializar, porém não tem meios financeiros para tal, universidades como a USP (Universidade de São Paulo) promovem concessões de bolsa, que tornam possível frequentar aulas de mestrado e até doutorado sem ter que pagar mensalidade.

A USP oferece bolsa de estudos para mestrado (Foto: Divulgação)

Entre as modalidades de especialização disponibilizadas pela USP estão os cursos de História Econômica e História Social. Ambos possuem vagas para bolsistas. O processo de concessão de gratuidade conta com o apoio de vários órgãos. As agências financiadoras de pesquisa e formação de recursos humanos que oferecem bolsas de estudos aos alunos de Pós-Graduação matriculados no mestrado e doutorado da Universidade de São Paulo são : CAPES, CNPq, FAPESP.

A FAPESP está recebendo incrições para bolsas de estudo (Foto: Divulgação)

Às Comissões de Bolsas dos Programas de Pós-Graduação tem como função selecionar, conceder o benefício e acompanhar (esse último só é necessário em casos que os bolsistas foram contemplados pelo CAPES e CNPq). A gratuidade oferecida pela FAPESP é concedida de maneira direta aos estudantes, diante da solicitação de seu orientador. Cabe ao aluno ficar atento a divulgação da data de inscrição de cada órgão que oferta bolsas de estudo para mestrado e doutorado.

No caso da FAPESP os interessados no benefício para 2012 já podem acessar o portal da instituição e efetuar o seu cadastro por meio do sistema de Apoio a Gestão (SAGe). A partir do dia 6 de fevereiro, todas as requisições serão analisadas e mensalmente estudantes receberão o benefício de acordo com os critérios que estão descritos no site http://www.fapesp.br/259. Para mais informações referente a concessão de bolsas de estudo para cursos de mestrado na área de história acesso o portal http://www.usp.br.

Top