Mestrado em Engenharia de Produção

Engenharia de Produção,  também conhecida como Engenharia Industrial, é o campo de estudo que pesquisa e desenvolve a formação, melhoria e implementação de sistemas…

O engenheiro de produção otimiza o processo de produção (Foto: Divulgação)

Engenharia de Produção,  também conhecida como Engenharia Industrial, é o campo de estudo que pesquisa e desenvolve a formação, melhoria e implementação de sistemas que relacionam pessoas, informações, materiais, equipamentos e energia. De modo geral, pode-se dizer que o engenheiro de produção tem como função otimizar esse processo produtivo, e com isso, criar condições favoráveis aos rendimentos das corporações. Para quem deseja  aprofundar no assunto somente uma graduação não é o suficiente, por isso, é necessário realizar um curso de pós-graduação stricto sensu. No Brasil, o primeiro nível dessa formação é o Mestrado.

O CAPES é o responsável por regulamentar as universidades que almejam fornecer esse tipo de especialização. Por meio dele você poderá consultar os locais que promovem cursos na área de Engenharia de Produção. Esse órgão também efetua a distribuição de bolsa de estudos para os estudantes interessados em realizar um Mestrado. Cada instituição de ensino realiza esse processo em determinada época do ano, por isso fique atento ao site do local onde você deseja estudar.

O curso de Mestrado nessa área é oferecido em muitas insituições de ensino (Foto: Divulgação)

A pós-graduação stricto sensu tem duração média de dois anos, onde o aluno será orientado por um professor-doutor e frequentará aulas obrigatórias, sendo que no final do curso terá que apresentar uma dissertação referente a pesquisa desenvolvida nesse período para uma banca com mais três professores, que terão a função de avaliar como o estudante procedeu e se ele terá autonomia para seguir com o projeto.

Para os interessados em seguir carreira acadêmica o Mestrado é essencial, por isso, se você gosta dessa área Engenharia de Produção, veja algumas universidades que fornecem o curso: Universidade Paulista (Unip); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Nove de Julho (Uninove); Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep); entre outras instituições de Ensino Superior.

Confira no site do CAPES os locais que promovem o curso (Foto: DIvulgação)

Fique atento, pois cada uma dessas universidades possui um período de inscrição. Para saber mais informações sobre a grade curricular do curso e quais são os procedimentos para iniciar o Mestrado acesse o portal eletrônica de cada uma dessas organizações. Veja também no site do CAPES todos os lugares que promovem aulas nessa modalidade.

Top