Mestrado em economia

Estudar é necessário para quem quer efetuar um mestrado (Foto: Divulgação)

As pessoas que gostam de estudar e querem se aprofundar em determinada área de formação, devem investir em um curso de mestrado, que é o primeiro nível de pós-graduação stricto sensu do Brasil. Para ministrar uma aula nesse nível é preciso ser um professor-doutor. Se você busca uma vaga nesse tipo de qualificação em Economia é preciso ter um projeto de pesquisa em mente, que deverá ser apresentado para a instituição de ensino, que irá avaliá-lo. Além disso, saber mais de um idioma estrangeiro é fundamental, já que as avaliações são compostas por ao menos uma língua estrangeira.

Durante aproximadamente dois anos, o aluno terá disciplinas avançadas sempre relacionadas a sua área de pesquisa. Sob orientação de um professor-doutor ligado a universidade, o estudante terá que desenvolver uma dissertação, com embasamento teórico vindo de livros e demais estudos. No fim do curso uma banca de doutores vai analisar se o trabalho está dentro das expectativas e se a pessoa que o desenvolveu tem condições de seguir com a pesquisa de maneira autônoma.

O curso possui duração de dois anos (Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma das instituições de ensino superior mais renomada no Brasil, e promove mestrado em Economia. O curso proporciona essa formação por meio da diversidade de disciplinas que compõem o Mestrado em Economia. O aluno do Instituto de Economia da Unicamp terá a oportunidade de cursar disciplinas de teoria econômica (macroeconomia, microeconomia, economia monetária e financeira), economia política, economia internacional, economia brasileira contemporânea e métodos quantitativos. Para saber a data de inscrição, que ocorre uma vez ao ano, acesse o site da instituição.

O mestrado é uma especialização necessária para quem quer evoluir profissionalmente (Foto: Divulgação)

Outras universidades também possuem mestrado em Economia, como por exemplo a Universidade de São Paulo (USP). Se você quer efetuar esse tipo de especialização, basta procura o local que oferece linhas de pesquisa que estejam dentro do que você pretende desenvolver. Para conhecer os espaços que possuem cursos nesse segmento acesse o site www.capes.gov.br. O CAPES é responsável por garantir a qualidade dessas pós-graduações, além de regulamentar essas especializações no país.

Reply