Mestrado em direito

Para se especializar em determinada área de atuação o mestrado é uma excelente opção, sendo o primeiro nível de pós-graduação stricto sensu do país.…

Por Élida Santos em 22/02/2012

A USP oferece mestrado em Direito (Foto: Divulgação)

Para se especializar em determinada área de atuação o mestrado é uma excelente opção, sendo o primeiro nível de pós-graduação stricto sensu do país. Esse tipo de qualificação tem como professores profissionais com título de doutorado. A Universidade de São Paulo (USP) é uma das renomadas instituições de ensino que promove aulas de Direito em todos os níveis.

De acordo com o site da universidade, os interessados em ingressar no programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP deverão ser aprovados em processo seletivo de ingresso, aberto anualmente conforme edital da Comissão de Pós-Graduação. Ao todo são três fases eliminatórias: prova de proficiência em idioma estrangeiro; prova dissertativa na área de concentração escolhida e, finalmente, provas ou entrevistas com o professor orientador pretendido.

Os estudantes passam por um rigoroso processo seletivo (Foto: Divulgação)

Na Universidade de São Paulo o futuro aluno deverá ter domínio de ao menos uma ou duas línguas estrangeiras para se candidatar a uma vaga na pós-graduação stricto sensu. Para esse fim, serão considerados somente os seguintes idiomas: inglês, francês, italiano e alemão. Se o candidato for estrangeiro é obrigatório ter fluência em português para pleitear uma oportunidade na universidade.

Quem for aprovado no teste de idioma estrangeiro deverá passar por uma avaliação dissertativa de conhecimentos jurídicos para área de pesquisa que se inscreveram. As informações sobre as provas serão definidas anualmente em edital próprio divulgado pela Secretaria de Pós-Graduação da instituição.

O mestrado em direito pode ser encontrado em várias universidades do Brasil (Foto: Divulgação)

Após essa etapa chegou a hora de saber quem será seu orientador, mas o professor que vai acompanhar sua pesquisa nos próximos 24 meses poderá aplicar uma prova para definir sua escolha. Além disso, esses profissionais vinculados a universidade tem total liberdade para efetuar entrevista, com a finalidade de conhecer melhor os alunos. Os interessados em se candidatar a uma oportunidade no mestrado de Direito da USP devem ficar atentos ao site da universidade, pois é por meio desse canal de comunicação que as vagas são divulgadas. Para conhecer todas as instituições de ensino que promovem cursos de mestrado no Brasil, acesse o portal eletrônico do CAPES.

Top