Mestrado em design

Para se tornar um profissional gabaritado, com lugar cativo no mercado de trabalho, uma graduação somente não é suficiente, é necessário buscar mais qualificação,…

Por Élida Santos em 22/02/2012

O mestrado em Design pode ser encontrado em todo o país (Foto: Divulgação)

Para se tornar um profissional gabaritado, com lugar cativo no mercado de trabalho, uma graduação somente não é suficiente, é necessário buscar mais qualificação, em um mestrado, por exemplo. Na área de Design é possível encontrar diversas instituições de ensino superior que promovem esse tipo de pós-graduação stricto sensu. A Anhembi Morumbi promove esse curso, que tem como proposta investigar o campo do design e seus processos e relações conceituais, estéticas, experimentais, interativas, informacionais, comunicacionais, educacionais e culturais por meio da pesquisa, da reflexão crítica, da análise e interpretação científica e da produção de conhecimento.

O objetivo do mestrado é formar pesquisadores e docentes com capacidade profissional para contribuir na formação de recursos humanos e geração de conhecimento, cientificamente construído no campo do Design, a partir da revisão do instrumental teórico-metodológico disponível.

No decorrer de dois semestres os estudantes matriculados devem desenvolver uma vasta e profunda pesquisa tendo como base livros e teorias, que são apresentadas nas disciplinas avançadas que constam na grade do curso. Além disso, os alunos contam com o apoio de professor-doutor, que orienta o projeto. De acordo com o planejamento de curso da Anhembi Morumbi cada pessoa deve escolher entre duas linhas de pesquisa:

Para conquistar o diploma de mestrado é preciso intensas pesquisas (Foto: DIvulgação)

Design, Tecnologia e Linguagem: Interfaces

Segundo o site da instituição de ensino, esta linha de pesquisa “investiga os aspectos teóricos, conceituais, críticos e metodológicos na concepção e no desenvolvimento de projetos e de produtos gerados por tecnologias consolidadas e inovadoras, de natureza interativa e emergente, que visam à prática comunicacional no campo do Design”.

Design, Arte e Moda: Inter-Relações

De acordo com as informações que constam no portal eletrônico da universidade, essa linha de pensamento “investiga as relações, diálogos e linguagens existentes entre o campo do Design e da Arte e entre o Design e a Moda, com base em seus processos e produtos, convergindo os estudos para a sistematização de conhecimentos sobre as interfaces resultantes dessas relações com base nos aspectos conceitual, cultural e tecnológico”.

No final do curso é necessário apresentar diante de uma banca com três professores-doutores, além do seu orientador o fruto dos 24 meses de aula. Esses profissionais vão avaliar a pesquisa, a dissertação e a apresentação, além da possibilidade de o aluno dar continuidade com o estudo de maneira autônoma. Para mais informações sobre essa qualificação acesse o site http://www.anhembi.br. E se você estiver interessado em conhecer as demais pós-graduações stricto sensu do Brasil nessa área veja no link www.capes.gov.br.

Top