Mestrado

Você que tem nível superior já pensou em fazer algum tipo de mestrado? Ou melhor ainda, você já se perguntou o que é mestrado…

Por Isabella Moretti em 03/01/2010

Você que tem nível superior já pensou em fazer algum tipo de mestrado? Ou melhor ainda, você já se perguntou o que é mestrado e o abrange?

O ensino de pós-graduação é aquele destinado aos indivíduos que possuem diploma universitário (bacharelado, licenciatura, tecnólogo).

Existem duas formas de Mestrado Lato Sensu e Stricto Sensu.

Lato Senso: considerados como cursos de especialização, são mais direcionados à atuação profissional e atualização dos bacharéis. Têm carga horária mínima de 360 horas e se encontram nesta categoria os cursos de especialização, os cursos de aperfeiçoamento, bem como os cursos designados como MBA (do inglês Master in Business Administration, ou mestre em administração de empresas), diferentemente dos EUA eles não são equiparáveis aos mestrados.

Stricto Senso: são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis do mestrado e doutorado. O curso de mestrado tem a duração recomendada de dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma dissertação e cursa as disciplinas relativas à sua pesquisa. Os doutorados têm a duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração da tese.

Em tempos de exigências no mercado de trabalho, os profissionais investem em novas formas de especialização, buscando novos títulos acadêmicos para se destacar entre os demais. Muitas universidades, públicas e particulares, investem em cursos de pós-graduação gratuitamente que formam mestres e doutores.

Os programas de mestrado variam de uma instituição para a outra, sendo que todos buscam aprimorar os conhecimentos do profissional, desenvolvendo sua capacidade de lidar com novas tecnologias ou realizar pesquisas científicas na sua área. Quando a especialização é feita através da educação à distância, o aluno precisa demonstrar ainda mais empenho para aprender.

O mestrado faz parte do programa de pós-graduação e vagas para os cursos estarão disponíveis.

O mestrado 2010 em Educação tem se revelado uma das formas de especialização mais procuradas no Brasil, os docentes se mostram interessados em enriquecer os conhecimentos e melhorar a qualidade das aulas. A UNINOVE é uma das faculdades que oferece esse curso, adotando uma estrutura respeitada em todo o país.

Como a área jurídica está aumentando sua influência, o mestrado em direito representa uma ótima sugestão para os advogados que anseiam por sucesso na carreira. Essa pós-graduação pode ser encontrada na FGV (Fundação Getúlio Vargas) e também na UCS (Universidade de Caxias do Sul) onde as inscrições foram finalizadas em novembro.

O mestrado 2010 enfermagem promete enriquecer a carga de conhecimentos dos profissionais que atuam na área de saúde, sendo essa uma extensão oferecida com qualidade pela UFMG. No curso, os enfermeiros melhoram suas habilidades para atender as pessoas.

Para atender os cariocas, o mestrado Rio de Janeiro traz muitas novidades, como é o caso do programa de pós-graduação da PUC – Rio. Alguns cursos ainda estão com vagas disponíveis, como o de Engenharia Urbana e Ambiental.

Algumas instituições ainda estão com inscrições abertas para o mestrado, esse é o caso do Centro Universitário FREI com seus cursos nas áreas de administração, elétrica e mecânica. Vale a pena também conhecer a pós-graduação da Estácio de Sá e Unip.

Mais informações clique abaixo:

http://www.fapesp.br/materia/259/mestrado/bolsa-de-mestrado.htm

http://portal.estacio.br/cursos/mestrado-e-doutorado/introducao.aspx

http://www.pr.senai.br/FreeComponent229content122964.shtml

http://www.unipli.com.br/mestrado/

http://www.unb.br/posgraduacao/stricto_sensu/editais.php

Top