Mesa de jantar informal: como organizar

A organização de uma mesa de jantar costuma levar muitas pessoas ao desespero, especialmente quando o evento é marcado por formalidade. No entanto, quando…

Por Isabella Moretti em 29/01/2013

A organização de uma mesa de jantar costuma levar muitas pessoas ao desespero, especialmente quando o evento é marcado por formalidade. No entanto, quando a refeição é informal, a etiqueta permite montar a mesa com mais liberdade.

A mesa do jantar informal pode ser montada com mais liberdade. (Foto:Divulgação)

A mesa de jantar informal serve para receber em casa amigos e familiares. Desta forma, é importante que os pratos servidos satisfaçam o gosto da maioria e que a decoração não provoque desconforto.

Saiba mais: Ideias para decorar mesa de jantar

Veja dicas para organizar mesa de jantar informal:

Disposição dos itens

Ao organizar uma mesa de jantar informal, é importante se preocupar com o bem-estar dos convidados. A disposição dos pratos, copos e talheres não pode ser tão complicada como em um evento formal. As pessoas que participam do jantar precisam se sentir a vontade para se servir e não ter tanto medo das gafes.

Um jantarzinho mais descontraído pede uma louça básica, um jogo americano e guardanapos de tecidos. Os copos e taças devem ser dispostos de forma organizada, sempre buscando a uniformidade. Os pratos que serão servidos no jantar podem ficar sobre a mesa ou em um móvel a parte, tudo depende da preferência do anfitrião.

A mesa de jantar informal é uma opção para receber amigos e familiares em casa. (Foto:Divulgação)

Cardápio

Se o jantar for organizado durante o verão, é recomendado preparar pratos leves e refrescantes, como saladas, peixes e frutos do mar. Já no inverno, os pratos mais apropriados são carnes, massas e fondues. Os jantares realizados para comemorar datas especiais, como o Natal, devem valorizar os pratos típicos.

Para surpreender os convidados, também vale a pena montar uma mesa de jantar temática, trabalhando assim com um cardápio e uma decoração específica. Organizar uma reunião inspirada na culinária japonesa, italiana, mexicana ou árabe é uma sugestão interessante para o jantar informal.

Decoração

A decoração da mesa de jantar não precisa ser complicada para parecer elegante e sofisticada. É possível apostar em um arranjo floral no centro da mesa, numa cesta de frutas ou mesmo em velas, para deixar o jantar com um visual mais requintado. O estilo depende muito da ocasião, afinal, um jantar de Natal não tem a mesma decoração de um almoço de Páscoa.

A decoração da mesa deve deixar os convidados a vontade. (Foto:Divulgação)

As flores coloridas e casuais ajudam a ressaltar a ideia de informalidade do evento, como é o caso das begônias, hortênsias e flores do campo. As plantas mais nobres, como orquídeas e lírios, são mais recomendadas para eventos formais.

A simplicidade é a alma da sofisticação e do bom gosto, por isso o anfitrião deve evitar forrar a mesa com uma toalha muito estampada e colorida. A propósito, as cores precisam ser usadas em harmonia, tanto no que diz respeito à combinação como também a proposta da reunião.

Veja também: Cinco sugestões de pratos para o jantar

Top