Mesa de jantar: dicas para organizar, formas de arrumar

Vai receber visitas e não sabe como deixar sua mesa impecável? Fique tranquilo, é possível deixá-la linda com os utensílios do cotidiano com algumas…

Por Editorial MDT em 31/07/2012

ABC da mesa. (Foto:Divulgação)

Vai receber visitas e não sabe como deixar sua mesa impecável? Fique tranquilo, é possível deixá-la linda com os utensílios do cotidiano com algumas dicas que selecionamos para você fazer “bonito” na sua recepção. Leia e confira.

Dicas de como fazer bonito ao receber visitas

Primeiro é preciso organizar os talheres de acordo com a maneira que será utilizado. O garfo sempre fica ao lado esquerdo do prato, já a faca e a colher ao lado direito. Procure deixar o lado do corte virado para dentro.

Os convidados mais antenados sabem que o ideal é usar os talheres pela ordem, de fora para dentro.

Os talheres de sobremesa ficam na parte superior do prato com os cabos virados para os lados correspondentes, por exemplo, garfos para o lado dos garfos e colheres com o cabo para o lado das facas.

Mesa pronta para receber convidados e pratos deliciosos. (Foto:Divulgação)

Os pratos seguem a mesma lógica. Embaixo fica o supla, que é prato que serve de apoio. Em cima dele, o prato grande e raso que é utilizado para alimentos quentes. Sobre ele o prato pequeno e raso para comidas frias como as saladas. Em cima de todos vem o prato fundo onde são servidas as sopas. Caso sejam servidas massas lembre-se de colocar a colher auxiliar, pois a maneira correta de comer esse tipo de prato é usando apenas garfo e uma colher própria para ajudar a enrolar a massa.

Na mesa deve ter dois copos, que ficam a direita do convidado. Uma taça para água e outra vazia.

Receber bons amigos em casa é sempre uma grande alegria e um prazer enorme, por isso ter cuidados ao organizar uma mesa é sinônimo de carinho e dedicação para com seus amigos. Pense muito bem na hora de montar seu cardápio e valorize a simplicidade. Evite alimentos que sejam difíceis de comer com discrição, como carnes com osso ou que levem muito molho. Apesar de tudo isso, nunca tenha somente um prato a ser servido. O ideal é que tenha no mínimo duas porções. Evite as sobras, mas não deixe nenhum convidado com fome.

Conheça outras dicas lendo: Como organizar mesa de jantar.

Use arranjos para completar a sua mesa. (Foto:Divulgação)

As vezes precisamos fazer algo diferente para agradar quem amamos, organize uma mesa de jantar com as dicas que selecionamos para tornar a noite romântica lendo: Como organizar  um jantar romântico.

Top