Mesa de centro: como escolher

Diante de tantas opções de mesa de centro disponíveis a venda nas lojas, fica difícil escolher o modelo ideal. Este móvel acessório é usado…

Por Isabella Moretti em 26/01/2012

Mesa de centro moderna, mescla madeira e vidro.

Diante de tantas opções de mesa de centro disponíveis a venda nas lojas, fica difícil escolher o modelo ideal. Este móvel acessório é usado para ocupar o espaço central de uma sala de estar, servindo de apoio para objetos decorativos e inserindo um toque de charme na atmosfera da área social.

As mesas de centro são normalmente pequenas, arrojadas e capazes de deixar o ambiente mais bonito. Elas podem apresentar estrutura em madeira ou se apropriar de outros materiais, como placas de vidro ou aço. De qualquer forma, o móvel será responsável por inserir um toque de charme no cômodo.

Dicas para escolher mesa de centro

A decoração da sala jamais partirá da mesa de centro, mas sim dos móveis básicos que compõem o espaço, como sofá e estante. Na verdade a mesinha será um elemento de combinações, ou seja, precisa se ajustar as cores e design dos demais itens mobiliários.

A mesa de centro valoriza o estilo romântico que predomina na sala.

Antes de optar por um modelo de mesa de centro, procure avaliar a disponibilidade de espaço. O móvel é muito usado em áreas mais amplas para ocupar a parte central do cômodo. Mas, na hora de decorar a sala pequena, é necessário tomar muito cuidado para não interferir na circulação das pessoas.

A mesa de centro vai seguir a proposta de decoração da sala de estar, que pode ser clássica e conservadora ou moderna e arrojada. Ambas as opções de estilo sabem como aproveitar o acessório e deixar o espaço mais bonito, aconchegante e agradável.

Jamais compre uma mesa de centro que tenha tonalidade diferente dos outros móveis que decoram a sala. Qualquer alteração no ajuste das cores compromete a harmonia e o equilíbrio da divisão. A única peça que funciona com móveis de todas as cores é a mesa totalmente de vidro, justamente por causa da transparência.

É importante que a mesa de centro se alinhe com todos os elementos de decoração, desde o tapete até as paredes. O móvel não pode ser mais alto do que os assentos do sofá e nem ocupar toda a área central do cômodo. A mesinha com o tamanho certo também não vai interferir na passagem.

A mesa de centro e sua decoração

Mesa de centro decora um ambiente sóbrio e confortável.

Diferentes tipos de objetos podem ser colocados sobre a mesa de centro, mas é importante tomar cuidado com os exageros. É recomendado trabalhar com peças baixas para não interferir na visualização do ambiente. No caso, vale à pena apostar em vasos de flores, caixas decorativas, livros de arte, entre outros enfeites.

Escolha a mesa de centro de acordo com o estilo da sua sala de estar, mas não se esqueça de colocar em prática o bom gosto e a criatividade.

 

Top