Mercado Livre: cuidados ao fazer compras

No ar desde 1999, o Mercado Livre é um dos maiores sites de comércio eletrônico do planeta (está em 10º lugar), tem sede em Buenos…

No ar desde 1999, o Mercado Livre é um dos maiores sites de comércio eletrônico do planeta (está em 10º lugar), tem sede em Buenos Aires, na Argentina, e é o mais acessado na América Latina. Seu funcionamento, que se dá em 13 países, conta com mais de 40 milhões de usuários cadastrados e mais de 1.500 funcionários – mais de um terço deles está no Brasil.

O Mercado Livre é o principal site de comércio eletrônico da América Latina e um dos maiores do mundo (Foto: divulgação)

Apesar de toda essa grandeza, ele é um dos campeões de reclamação no tocante a compradores lesados por vendedores que, na verdade, anunciam produtos fantasmas e, assim, entregam mercadorias que não correspondem às anunciadas ou mesmo nem as entregam.

Veja aqui alguns cuidados ao fazer compras no Mercado Livre.

Leia também: Móveis usados do Mercado Livre.

Mercado Livre: como comprar

Você que quer saber como comprar no Mercado Livre, fique atento, pois para realizar qualquer compra no site é preciso se cadastrar nele. O mesmo vale para realizar vendas e pedir informações a respeito de produtos aos seus vendedores.

É preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar um produto no Mercado Livre (Foto: divulgação)

Veja também: Caminhões usados Mercado Livre.

Mercado Livre: cuidados ao fazer compras

A fim de que você não seja lesado ao negociar com algum com usuário vendedor de produto no Mercado Livre, siga as dicas abaixo.

  • Verifique todos os produtos que o vendedor disponibiliza. Caso a pessoa venda produtos que não tenham nada a ver um com o outro, desconfie.
  • Atente para as qualificações positivas, negativas e neutras do vendedor e o nível de sua reputação, bem como a porcentagem total de negociações concretizadas e canceladas, para analisar se a pessoa é idônea ou não.
  • Caso desconfie de determinado produto, envie ao vendedor sua dúvida, inclusive pedindo esclarecimentos sobre o que parece haver de estranho. Se sua pergunta demorar a ser respondida e a resposta for agressiva ou incompleta, esse é um sinal de fraude.
  • Sempre que possível, faça suas compras pela modalidade Mercado Pago, que só libera o pagamento ao vendedor quando o produto estiver em suas mãos e você certificar que está tudo certo com seu pedido.
  • Em último caso, pesquise em sites de grandes redes de lojas pelo produto em vista, pois talvez você consiga encontrá-lo em oferta. Apesar de, nesse caso, ele ser totalmente novo, sem ter tido nenhum dono anterior, o preço um pouco mais alto pode compensar.

    Cheque as qualificações, a reputação e as negociações feitas com o vendedor do produto que você quer comprar (Foto: divulgação)

Top