Mentira de criança: como lidar

O velho ditado “Criança não mente” está um pouco em desuso, visto que muitas dessas inocentes criaturas conseguem formular mentiras surpreendentes, especialmente para os…

Por Editorial MDT em 02/07/2012

As crianças precisam aprender desde cedo que mentir é errado. (Foto: Divulgação)

O velho ditado “Criança não mente” está um pouco em desuso, visto que muitas dessas inocentes criaturas conseguem formular mentiras surpreendentes, especialmente para os seus pais. Entretanto, é preciso saber que gritos e palmadas não ajudarão os seus filhos a pararem de mentir. Então, saiba como lidar com as mentiras de crianças.

Mas se os seus filhos são mau-educados, leia: Criança Mal-Educada – O que Fazer.

Mundo da Fantasia versus Mundo Real

Para chegarem a formular os pensamentos lógicos quando adultas, as crianças precisam usar a imaginação para se desenvolverem. Isso acontece na fase até os 5 anos de idade, quando elas ainda confundem a fantasia com o real. Portanto, ela não está mentindo, mas sim, criando histórias.

Aos 6 anos, elas já utilizam menos o mundo imaginário, mas a mentira torna-se intencional a partir dos 7 anos. Nessa idade, os pequenos já adquiriram noções dos valores sociais e sabem perfeitamente o que é verdade e o que é mentira.

Porque as Crianças Mentem

Normalmente, a mentira de criança acontece porque os pimpolhos têm medo de serem repreendidos caso tirem notas baixas, castigados por brigarem na escola, para não tomarem banho, para que os pais reparem neles ou para mostrarem aos coleguinhas que são como eles, ou seja, para melhorarem a sua autoestima.

Portanto, tudo que cause mal-estar neles será motivo para que mintam. Essa é uma forma de se encaixarem no mundo em que vivem e para terem o que querem.

Muitas crianças mentem por medo de serem repreendidas ou para se auto-afirmarem. (Foto: Divulgação)

Como Fazer para que Parem de Mentir

O primeiro passo para acabar com as mentiras de criança é servir de exemplo para os seus filhos. Por isso, antes de pedir para que eles mintam, seja para não atender ao telefone ou para enganar os avós, pense duas vezes, pois assim, criarão o hábito de mentir, achando que é correto, já que foram seus pais que mandaram.

Porém, se você não age dessa forma, converse bastante com as crianças, explicando-lhes porque mentir é errado. Diga que, se elas contarem a verdade, não serão castigadas, mas sim, elogiadas pela coragem de assumirem os seus erros.

Bater não Educa

A conversa é o melhor caminho para ensinar as crianças a dizerem a verdade. Sendo assim, não bata nos seus filhos caso saiba que mentiram. Isso não adianta, pois fará com que eles fiquem retraídos e revoltados, mentindo ainda mais.

Conversar pode parecer mais complicado, porém, é o melhor modo de se aproximar dos seus filhos e de fazer com que compreendam o valor da sinceridade.

Não bata nas crianças. Converse com elas para que compreendam o sentido de falar a verdade. (Foto: Divulgação)

Para lidar com as mentiras das crianças, é preciso ter muita paciência e tranquilidade para conseguir explicar a elas a importância de contar a verdade, pois somente assim, você poderá confiar nelas.

Para que as crianças se comportem bem, leia: Como Ensinar Boas Maneiras às Crianças.

 

Top